Tipo Destino, por Susane Colasanti - Novo Conceito

Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. 

POR HANNAH SALES



Edição:
 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632612
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Lucia Guilherme Rodrigues
Tipo Destino é um livro despretensioso e delicioso, ele é narrado por Lani, uma estudante do ensino médio que é ativista ambiental e totalmente viciada em horóscopo, ela e Erin -que também é uma estudante do ensino médio que adora horóscopo- são amigas de alma e parece que nada pode abalar essa amizade tão forte, exceto talvez por Jason, um cara da escola que nenhuma delas tinha notado até então.

A narrativa é em primeira pessoa, simples e ágil, não tirei os olhos do livro até terminar, a escrita da Susane Colasanti é muito envolvente. Os capítulos são pequenos e antes que você se dê conta, puf! A estória terminou.

Se tem algo que me agrada em um livro são os personagens diferentes, ninguém é igual, seu conjunto de interesses vai sempre diferir do conjunto de interesses de outra pessoa e a autora me ganhou quando deu à Lani essa obsessão por destino, inclusive a Lani e a Erin tem um quadro com tópicos relacionados ao Destino e cada mês elas estudam sobre uma área, em um mês é astrologia, no outro é numerologia, depois mapa astral e assim por diante... É muito muito muito legal!

Outro ponto positivo para o livro é que a autora poderia ter deixado as coisas assim, só assuntos supérfluos e coisas bobinhas de colegial, mas ela preferiu se arriscar e também falar sobre coisas importantes como homossexualismo, bullying e meio ambiente. O melhor amigo da personagem principal é homossexual e teme a reação que o pai teria, caso ele se assumisse, então nós vemos como é difícil lidar com todo o medo e a rejeição. A Leni é totalmente apaixonada pelo meio ambiente, faz cartazes, palestras de conscientização e tenta convencer todo mundo a salvar o mundo, acho que esse tema ainda é inexplorado apesar de sua extrema importância e fiquei muito feliz de vê-lo num livro aparentemente bobinho.


Um dos poucos pontos negativos se chama "Erin", a garota tem uma personalidade forte e egocêntrica, daquele tipo que sufoca todos ao redor impondo a própria vontade, nunca espera por uma resposta por que acha que sabe de tudo e age como se fosse o centro do universo, não simpatizei nem um pouco com ela e não entendi como ela e o Jason foram parar juntos pra começo de conversa, um casal mais nada a ver, impossível! Daí o Jason e a Lani começam a se conhecer e é muito amor, gente! Explosão de cupcakes e unicórnios cor-de-rosa, o romance é desse nível de fofura. Os diálogos são super bonitinhos, eles me convenceram de que foram feitos um para o outro.

A princípio eu pensei que a Lani seria uma bitch-fura-olho e que eu fosse ser Team Erin, mas a personagem principal é tão simpática e o lance entre ela e o Jason tão convincente que eu logo tratei de virar Team Lani, a verdade é que nem chega a ser uma disputa, o Jason não foi sacana de ficar com as duas ao mesmo tempo e fica bem claro que era só zoeira de adolescente com a primeira.

Esse é o segundo livro que leio da Susane, o outro foi o Bem Mais Perto e por incrível que pareça, esse foi escrito antes do Bem Mais Perto, mas pareceu muito mais maduro.


Gostei da diagramação, tem elementos mais visuais como e-mails, horóscopo do dia, listas e eu curto quando um autor incorpora esses detalhes ao livro. 

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog