O Teste, por Joelle Charbonneau - Unica

"No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"



Edição:
 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320
Quem acompanha o blog pelo twitter já deve saber, ou desconfia, que um dos gêneros que nossa equipe mais gosta é distopia. E a distopia da vez foi O Teste, pela Joelle Charbonneau

O livro reuniu propostas de Divergente, Jogos Vorazes. Tem de tudo para agradar a todos, um bom enredo, bons personagens, e confesso que me conquistou. Joelle nos apresenta um EUA destruído pelas guerras, grandes obras metálicas e de concreto destruídas, casas com objetos deixados mostrando que as pessoas que moravam ali fugiram às pressas. O mundo onde as pessoas que restaram para contar história não tinham uma perspectiva de futuro, aliás só poderiam ter um futuro melhor, ir para uma faculdade se fosse escolhido e passasse pelo 'TESTE'.

Nesse contexto conhecemos a Cia, uma garota que enfrenta seus medos de passar o resto da vida como sua mãe só cuidando da casa e dos seus filhos, ou se passar no teste viver como seu pai que vive assombrado dos seus segredos na época da faculdade que passou pelo TESTE.

A estratégia de todo o esquema do Teste, não achei tão original, mas seus elementos foram suficientes de fazer o leitor conseguir adentrar na história e viver cada drama sofrido pela personagem. A frieza das provas e dos seus aplicadores faz a história tomar um rumo mais sombrio. Quando chega a parte mais eletrizante - like a ARENA  de jogos vorazes - tudo fica mais divertido, resumindo , o leitor não irá se cansar da narrativa em nenhum momento. 

'Não confie em ninguém', foi o único conselho que o pai deu a Cia. Não confie em ninguém. Mesmo o seu parceiro de equipe sendo um grande amigo da sua cidade e da sua escola. Não confie em ninguém. Mesmo sendo uma pessoa que lhe ajudou, ou lhe fez rir, até mesmo conquistou sua amizade. Não confie em ninguém. Mesmo que seja seu orientador. Não confie em ninguém. Nem mesmo na água que lhe dão para beber. Não confie em ninguém.

O suspense não fica só na primeira parte, ele se propaga em todo o livro. Apreensão não toma conta somente do personagem, o leitor começa a suspeitar de todos. Elementos surpresas surgem ao decorrer do livro. Nada fica tão óbvio. Não podemos/conseguimos decifrar o que pode acontecer a seguir. O Teste não é previsível.

Narrado em primeira pessoa conseguimos conviver e sentir todo o drama de Cia. Essa personagem foi a mais que me decepcionou, sendo ela a protagonista, ela não foi bem construída, Cia era uma robô, tudo certinho, não parecia ser uma adolescente, não tinha um espírito de rebeldia que todos adolescentes passam, aliás todos os participantes do teste tinham esse espírito menos a Cia, ela foi muito certinha, suas emoções não eram verdadeiras. Isso me irritou e decepcionou em vários pontos, seria um livro perfeito se narrado em terceira pessoa, por que ter a história em visão de Cia foi bem ruim. Mas a história continua sendo boa e bem construída.

Uma capa linda, diagramação bem simples, poderiam ter caprichado mais. O teste surpreendeu, uma distopia digna de ter na estante.um suspense distópico é como resumo essa obra.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog