Quando Tudo Volta, por John Corey - Novo Conceito

"Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. "

POR HANNAH SALES

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633848
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Carolina Caires 
Quando tudo Volta vai nos mostrar a vida de dois personagens completamente distintos, Cullen Witter e Benton Sage. Cullen Witter é um rapaz reservado e um tanto peculiar que mora em uma cidade minúscula e está tentando compreender o mundo depois do desaparecimento do irmão e o aparecimento de uma ave extinta, o Benton Sage também está tentando descobrir o mundo, mas de uma forma completamente diferente, ele foi criado em uma família extremamente religiosa e se depara com situações que colocam a sua fé em xeque.

Foi um alívio pegar um livro com um personagem principal masculino depois de tantos livros com o oposto, acho que a minha curiosidade pela visão masculina sobre as coisas não acaba nunca, é um livro curtinho que pode ser lido em apenas algumas horas, mas vá com calma... aprecie os sabores das palavras e não apresse a digestão dos acontecimentos. Quase saí atropelando essa leitura, queria descobrir todos os porquês lendo logo tudo de uma vez, mas felizmente não tive tempo suficiente pra isso e nos intervalos foi que pude refletir sobre os temas abordados, acho que isso fez toda a diferença, ainda me pego pensando nesse livro.

Só o fato de encontrar algo inovador na narrativa já me faz feliz, quando o fator inovador funciona, melhor ainda e na minha opinião funcionou direitinho! John Corey tem uma narrativa singular com uns elementos diferentes que deram ao texto uma textura muito boa, ele ora usava a narrativa comum - 97% do livro - em primeira pessoa para o Cullen e em terceira para o Benton, ora optava por uma abordagem meio desfocada, como se o personagem principal estivesse em transe - soube usar esse recurso nos momentos certos – e ora dava ao personagem principal umas alucinações loucas envolvendo zumbis que me deixaram meio “wtf?”, mas ok - foram as únicas partes do livro que não me conquistaram-.

Os personagens tem vários níveis de profundidade, alguns foram críveis outros não. O Cullen é um bom garoto, vê a vida de uma forma diferente -o que eu amei-, mas vive na sombra do irmão e do melhor amigo e por falar nesse melhor amigo, acho que ele foi um pouco negligenciado, estava sempre por perto, mas não teve a personalidade bem delineada. O Gabriel -irmão do Cullen- pouco aparece no livro, mas o autor vai construindo uma empatia tão grande através das descrições e lembranças do Cullen que até eu queria esse menino de volta, foi o meu personagem favorito do livro. O Benton faz de tudo para deixar o pai orgulhoso, incluindo se tornar um missionário e é em uma dessas missões que ele descobre o que vai determinar o rumo do livro.

Duas estórias completamente diferentes, mas se colidem de uma forma muito inesperada, no começo não tinha a menor ideia sobre como os dois núcleos estariam relacionadas, as coisas foram evoluindo e o autor conseguiu me surpreender com a resolução dos problemas apresentados.

Vi que os que já leram o livro possuem opiniões opostas, ou amam ou odeiam, faço parte do grupo que amou, é o tipo de livro que te faz pensar um pouco, tem muitas coisas nas entrelinhas e é recheado de metáforas. A leitura flui legal, os capítulos são curtos e te deixam querendo mais. O ritmo é tranquilo, quase lento, mas de uma forma boa... transmitiu bem o clima da cidade.


Uma das coisas mais maravilhosas desse livro é a diagramação, a Novo Conceito simplesmente arrasou! Pequenos passarinhos enfeitam as pontas de todas as páginas e a cada novo capítulo encontramos nuvens, além dos pássaros. 

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog