O Lado Mais Sombrio, por A. G. Howard - Novo Conceito

"O Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o Gato, a Lagarta, a Rainha de Copas... Todos eles estão de volta, e desta vez o assunto é sério. Alyssa precisa enfrentá-los para salvar as mulheres da sua família de uma terrível maldição. Neste romance fantástico e surpreendente, a realidade pode ser muito mais perturbadora do que os sonhos."
POR BIA LOSANO

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633381
Ano: 2014
Páginas: 368
Tradutor: Camila José dos Santos
Deslumbrante. Nenhuma outra palavra se torna grande e expressiva o bastante pra descrever a capa de O Lado Mais Sombrio. Desde as cores usadas, até a fonte da letra, me levam para um mundo sombrio, misterioso e com muito ar de suspense. Cada detalhe é colocado de forma pensada, para nos remeter a um mundo que não pertence ao nosso. Acho que é demais para ser de um banco de imagens, então acredito que seja feita especialmente para o título, o que a torna ainda mais linda.

Baseando que o livro seria sensacional começando pela capa, cai do cavalo. Há muito tempo não me decepcionava tanto com um livro, como foi com O Lado Mais Sombrio. Sempre fui apaixonada pelo Mundo das Maravilhas em si, e da história num geral de acordo com o que Lewis criou. Acho que nunca mais verei um mundo dos sonhos ser destruído e destorcido como foi aqui. Acredito veemente que Howard tinha um super tema em mãos, uma super ideia inclusive, porém não soube aproveitar a chance. 

Acabei forçando a leitura no meio do livro, sem ter nada acrescentado no enredo e empurrando com a barriga, lutando pra não deixar a leitura na esperança de que ficasse boa até a página 150 mais ou menos. Foi ai que tudo começou a evoluir e tudo começou a andar em um ritmo rápido, com informações e a mudança, trazendo o fato de cair na toca do coelho e o País das Maravilhas como uma maldição. E segundo o mesmo, Lewis teria "distorcido" o País por ser pequena, e não ser capaz de ver " coisas malignas" e "diabólicas". 

Alyssa, nossa personagem principal, narra toda a história do seu ponto de vista. Muitas vezes, ela perde-se entre seu lado humana e seu lado intraterreno, que é o que ela vira no País das Maravilhas. Penso muito que esses seus lados seriam representados entre Jeb (parte humana) e Morfeu (parte Intraterreno)... Que trazem o melhor dela em cada uma dessas formas. 

"E aqui estou eu, a união de tudo isso. A luz e a escuridão ao mesmo tempo. Caso eu cedesse a um dos meus lados, será que eu teria que abdicar do outro? Meu coração dói ao pensar nisso. De alguma maneira, sinto que preciso dos dois para estar completa." 

Me ganhou, além da capa, no ultimo paragrafo. Mesmo me sentindo tentada a abandonar a leitura, tudo valeu a pena quando terminei o livro. Achei o ultimo parágrafo maravilhoso, pois me lembra muito um sonho, como se nada tivesse passado disso, e o fato de graças ao que o Jeb não se lembrava, Alyssa ter percebido que não queria perdê-lo. Nota mil também, para a diagramação geral do livro. Apesar de em alguns lugares as letras serem de tamanhos diferentes, o trabalho de arte feito nos inícios de capítulos e em uma das pontas inferiores, é sensacional. Tudo foi muito pensado.

Paciência, porque por mais que pareça que nunca terá fim, as ultimas palavras valerão a pena. 

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog