Bela Maldade por Rebecca James - Intrínseca

"Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada..."

POR HANNAH SALLES

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570816
Ano: 2011
Páginas: 302
Tradutor: Maria Luiza Borges
Bela Maldade é a estória de uma garota aparentemente comum, mas que possui um passado misterioso e trágico e se muda para uma nova cidade buscando fugir de tudo o que aconteceu. Só que não importa o quanto ela tente escapar, a culpa sempre consegue encontrá-la.

O livro é muito bem construído, a autora divide a estória em 3 tempos e eu gosto de me referir a eles como passado, presente e futuro. Acontecimentos marcantes definem o que seria o final de um tempo e o começo de outro, mas a narrativa não segue a ordem cronológica, os capítulos são intercalados e o foco maior é no presente, pode parecer confuso na teoria, mas a execução foi genial, Rebecca James conseguiu manter o mistério em torno do passado da protagonista de forma equilibrada, nem escondeu muito, nem mostrou muito, foi revelando o que o leitor precisava saber de acordo com a evolução do texto.

Katherine Patterson muda muito de acordo com cada tempo, a diferença é palpável por que ela passa por situações que, de fato, transformam uma pessoa. No passado ela era uma garota divertida, popular, sem preocupações, seus pensamentos mais profundos eram “Quando será a minha primeira vez?” e “Qual roupa usarei amanhã para ir à aula?”. No presente ela é mais reservada e suas preocupações deixam de ser futilidades e passam a ser se recuperar do passado e se formar. No futuro o seu único foco é a filhinha. Preocupações completamente diferentes vindas da mesma pessoa em fases diferentes.

Os personagens secundários são poucos. No passado a autora basicamente só mostra a relação da Katherine com a irmã e no futuro a relação com a filha, mas ainda assim não é o suficiente pra conhecê-las, então o destaque fica para os personagens do presente. A principio a Katherine só tem contato com a família e vive uma vida tranquila e pacata, mas acaba ficando amiga de uma colega da escola chamada Alice, uma louca, espontânea, impulsiva e autoritária que chega e coloca tudo de cabeça pra baixo, festas, bebidas, é como se a velha vida sem preocupações estivesse de volta, mas não é assim tão fácil se readaptar. Mais tarde ela é apresentada ao amigo e amante devoto de Alice, Robbie, e eles constroem uma sólida amizade, quanta mais eu lia mais vontade eu tinha de também ser amiga do Robbie, ele é doce, super atencioso, compreensivo, fiquei surpresa por não ser gay com toda essa fofura haha. Por uma boa parte do enredo esse trio reina sozinho, mas depois entram mais dois personagens super legais, a Philippa, uma mulher que fala todas as verdades que eu tive vontade de falar e o Mick, um baterista bad boy por fora e sensível por dentro.

A narrativa é em primeira pessoa, a leitura é bem fluida, mas a escrita não é impecável, talvez pelo fato de ser o primeiro livro publicado da autora a narrativa deixa um pouco a desejar no quesito naturalidade, alguns momentos soam meios forçados e crus, o que me deixou curiosa pelos demais livros dela, quero conferir o amadurecimento de sua escrita, que promete muito.


Apesar de ter algumas dificuldades com a narrativa Rebecca James teceu o enredo de forma surpreendente e entrelaçada, não deixou nenhuma ponta solta e conseguiu interligar as situações de forma muito plausível, nada estava ali sem um propósito, no final tudo se complementa. Não esperava nada e fiquei satisfeita com o resultado, vale a pena.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog