Refúgio por Harlan Coben - Editora Arqueiro

"Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio.
Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente."

por BEATRIZ LOSANO

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410723
Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Fabiano Morais
Tudo que o Harlan escreve pra mim, é sensacional. Ainda não tinha lido nenhuma resenha que fosse sobre Refúgio, pois estava com medo de spoilers por gostar muito do Harlan, e do jeito que ele escreve, queria me surpreender com o Mickey como personagem principal, narrando o que acontece com ele quando ele vai morar com seu tio, Myron

Aconteceu que tudo se cumpriu. Minha expectativa quanto ao livro em si, quanto ao enredo, e quanto ao fato do Mickey não ter só o nome do tio (Mickey = apelido), mas ter muito do caráter pessoal e físico do Myron. 

Recomendo a leitura de "Alta Tensão" antes da leitura de "Refúgio", pois mesmo não sendo continuação, serviu para mim como uma apresentação geral do Mickey, da história dele, e de como ele chegaria aonde Refúgio nos leva, evitando assim dúvidas sobre alguns momentos do livro. Observei também, como amante do Harlan, que ele gosta de causar isso mesmo, uma conexão entre seus livros, que nem sempre são tão diretas, mas existem.

Tive uma primeira má impressão do Mickey.  Mas a verdade, é que tudo no Mickey, me faz pensar nele como uma criança órfã, que é obrigado a se virar sozinho, por ter perdido seu pai, ter uma mãe viciada, e ter crescido sem uma residência fixa. 

Essa fachada de um Mickey mala acaba, quando ele faz amizade com a Ema e com o Colherada, que viram parceiros dele em busca de seu amor, Ashley, que acabou sumindo misteriosamente e se envolvendo com uma casa noturna de prostituição.

O Harlan faz um ótimo trabalho, separando bem as histórias com o Myron e com o Mickey, sendo que um é sempre apenas um personagem secundário nas histórias do outro. Os capítulos não são tão extensos, e a narrativa acontece no ponto de vista do Mickey, e o que me deixa um pouquinho confusa, é que muitas vezes, ele fala coisas aleatórias sobre seu passado, e isso nos mostra o quanto ele sofre com os problemas que aconteceram na sua família, reforçando ainda mais a imagem que tenho dele no final, apenas precisando ser um menino duro e mandão por ter que se virar sozinho, e assumir muitas responsabilidades de adulto com apenas 15 anos de idade.

Com uma escrita ditada em um ritmo rápido, cada página vem com milhares de informações, pequenas, mas que se deixadas pra trás, causam confusão e um mal entendimento do livro. Gosto muito desse tipo de livro, que faz o leitor devorar as páginas, em busca de resposta, que são tão boas ao ponto de te envolver no enredo como uma teia de aranha. 

A capa me deixou intrigada. Me imaginei dentro da casa da D. Morcega caçando alguém, mesmo que ela não seja toda enfeitada e brilhante e espalhafatosa, eu gosto desse padrão misterioso que ela trás, e com diagramação simples nas páginas, dá um ar de suspense, sem muita enrolação pois o que importa mesmo é o que está escondido nas linhas. 

Só me resta esperar agora esperar uma alma bondosa me doar "Uma Questão De Segundos", que é o segundo livro com o Mickey como principal, e não morrer até descobrir o que vai acontecer agora, é quem é o Médico de olhos claros

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog