O Começo de Tudo por Robyn Schneider - Novo Conceito

O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social. O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.




Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633930
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradutor: Shirley Gomes
O Começo de Tudo foi muito comparado nas resenhas estrangeiras como uma leitura do tipo John Green. Acho que a ideia era animar os leitores a lerem esta obra, comigo foi ao contrário, gosto de algo novo e logo pensei que Robyn Schneider utilizou da mesma fórmula, mesmo desfecho e.... Não foi bem assim, foi diferente, não vi nada de John Green, mas mesmo assim o livro não mostrou o que propunha.

Ezra, um jogador de tênis famoso em sua escola, namorando a menina popular o alvo principal para o rei do baile. Mas a vida muda, o mundo dá voltas, e acidentes de carro acontece. Ezra vê toda a popularidade sumir, amigos que na verdade se mostraram colegas, namorada que se mostrou  interesseira por mais popularidade.

A capa explicitou bem o que livro quis mostrar, o mundo é como uma montanha russa, tudo tem seus altos e baixos, e cabe a nós como lidar a cada situação. É necessário esses momentos para perceber quem realmente está ao seu lado para lhe segurar quado você fraqueja, quem realmente gosta de você e não de seus status. E o melhor de tudo é: aprender com cada curva da montanha russa, com cada volta ou reviravolta. Experiência, saber levar uma experiência de cada momento sofrido é o melhor dos prêmios. E Robyn mostra muito bem isso em Ezra, personagem bem construído, bem pensando e bem desenvolvido, na lista de melhores personagens que tive prazer de ler. Os personagens secundários também são bons. Mas a história não os aproveitou tão bem, e não foi tão emocionante e reflexivo como prometia o desfecho.

A autora conseguiu fazer ficar tudo muito real, para tentar emocionar o leitor, mas teve momentos em que a história parava, ficava dando uma voltas no mesmo lugar e continuava, não acontecia nada de novo, mostrava a mesma rotina e uns 5 capítulos depois  andava.  Esse ponto talvez não fez com que o livro não se tronasse tão reflexivo, pois estes momentos 'parados' a autora poderia ter introduzido elementos/situações que o protagonista sofresse e presenciasse fazendo o leitor se comover mais. Senti momentos que era somente um romance colegial com um garoto que não tinha mais a vida perfeita de antes.

Claro que mensagens foram introduzidas e aceitas e entendidas pelo leitor. Não é fácil perder tudo de uma hora para outra. E a autora foi inteligente em montar um personagem com Ezra, que não parecesse chato, que só reclamaria e falaria quanta saudade sente daquela vida. Ponto positivo para a autora.

Capítulos curtos, linguagem de fácil compreensão e letras grandes, pontos estes que faz a leitura agradável e sem perceber as horas de leitura passarem. Bons quotes para se guardar, e referências boa como o Grande Gatsby, faz da leitura mais interessante. Robyn tinha um bom trunfo na mão, conseguiu ir bem nos personagens, mas acabou não criando uma história tão brilhante e poética como parecia ser. Teve um enredo simples, um romance colegial.

Mas a leitura valeu. Valeu pelo bom  personagem Ezra. Valeu pela mensagem, óbvia que antes de ler já sabemos. Valeu pelos belos quotes. Valeu pela bela diagramação da Novo Conceito.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog