Eleanor & Park por Rainbow Rowell - Novo Século

 "E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

POR HANNAH SALES 


Edição:
 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Caio Pereira
Eleanor & Park é sobre dois adolescentes que moram na mesma rua e encontram o amor de forma inesperada. Eleanor é de uma família pobre, vive com a mãe, o padastro e 4 irmãos, seu padastro é um alcoólatra abusivo e o pai não se importa com ela. Park é de uma família com boas condições financeiras e que o apoia, embora o pai espere muito dele, a vida quando comparada a de Eleanor é bem simples.

Muita coisa triste já aconteceu na vida da Eleanor antes do ponto em que o livro começa,  ela vai nos contando aos poucos o que precisamos saber e é de partir o coração, mas não me fez sentir pena, só orgulho de ver como ela não se deixou abater, ela me lembrou um pouco a Rae de My Mad Fat Diary, por que apesar de ser insegura com o corpo e sofrer bullying, ela é engraçada, tem uma linda luz própria, é forte e se destaca, a autora foi genial na construção  dessa personagem, cada instante que descobrimos algo novo sobre ela é maravilhoso.

O Park, no princípio, sente vergonha de andar com a Eleanor, ela é uma ruivona nada discreta e ele é um mestiço de descendência oriental, totalmente discreto, só que ele não esperava virar um bobo apaixonado e sentir a necessidade de estar ao lado dela 24 horas por dia. O Park é carinhoso, compreensivo, é o pilar da relação e é lindo vê-lo dando forças para a nossa ruiva fantástica quando ela precisa, eles passam a maior parte do tempo na casa dele, que meio que se torna um refúgio para a Eleanor. É um personagem marcante e bem construído, possui várias facetas, a autora me deixou apaixonada pelo Park, ele não é o cara perfeito, mas é incrível.
Os personagens secundários foram explorados na medida certa e tiveram suas características bem trabalhadas, mesmo os com pouco destaque, parabéns Rainbow Rowell!

A estória evolui de forma natural, nada forçada como costuma acontecer em boa parte dos romances adolescentes, o relacionamento deles cresce de maneira gradual, real e credível. Começa com hostilidade, depois por culpa o Park presta atenção no que ela gosta e começa a levar HQs para a Eleanor todos os dias, mas ainda sem trocarem palavras, as poucos eles começam a conversar sobre os HQs e músicas, mas ainda é aquela conversa tímida e retraída, sabe? E vai se intensificando com o tempo, como tem que ser. É delicioso, delicado, leve e regado de música.

O livro trata de assuntos sérios, como abusos, alcoolismo, bullying, abandono, pressão, mas a autora coloca tudo isso dentro de um contexto plausível e tudo soa verdadeiro, principalmente o final. Com esses elementos o texto poderia ter se tornado extremamente dramático e pesado mas a autora foi sutil e elegante tanto nas afirmações, quanto nas insinuações.

A narrativa é em terceira pessoa, os capítulos são intercalados entre a Eleanor e o Park variando bastante de tamanho, o que eu achei ótimo, mas a narrativa foi meio impessoal,  às vezes eu sentia a necessidade de ir mais fundo na mente do personagem, por que alguns momentos são tão fortes e profundos que a abordagem que a autora escolheu não foi o suficiente pra mostrar como os personagens se sentiam.

Não consegui soltar o livro, só parei nas últimas páginas por que queria que não acabasse nunca, adiei, mas foi inevitável... Pra mim foi uma das melhores leituras do ano, até agora. Lindo, lindo, lindo!
A capa é encantadora e combina perfeitamente com a estória, a parte interior da capa é linda, o resto é simples, sem firulas, fonte e espaçamento confortáveis. 

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog