Resenha: Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood



Seis coisas Impossíveis em sua sinopse se mostra ser um livro tipicamente juvenil, como enredo e trama o primeiro beijo, ou em busca de uma vida social melhor e mais popular, sim esse é o exato roteiro de Seis Coisas Impossíveis, mas a autora foi além, nos trouxe um protagonista e narrado que nos cativa na primeira página, com seus 14 anos vê em um dia toda a sua vida virar de ponta a cabeça. muitas coisas acontecem de uma vez, então vamos listar:

1- Seu pai assumiu ser gay.

2 - Consequentemente se separou de sua mãe.

3 - Descobre que a situação financeira de sua família estava ruim, piorando com a saída do pai.

4 - Morar em uma casa abandonada, com fedor de mijo de cachorro.

Dan Cereill se mostra magoado, confuso, perdido em meio a tantas coisas acontecendo, mas logo cria forças para mudar aquela situação, mesmo que se mostre totalmente impossível. Começa a lidar com situações que antes nunca pensaria, mudança abrupta de vida deixa Dan diferente, sua mãe está desolada, a casa caindo aos pedaços, e com dívidas em todos os lugares, Dan decide tomar uma posição, então cria uma lista. Vamos listar:

1 - Arrumar um emprego.

2 - Dar uma animada na mãe.

3 - Tentar não ser um nerd por completo.

4 - Falar com o pai quando ele liga

5 - Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí.

Criada a lista Cereill decide logo pôr em prática, procurar um emprego com 14 anos será bem difícil, senão impossível. Outro tópico de sua lista é mudar em sua escola nova, ser um cara descolado, pelo menos não aparentar ser um 'idiota nerd'. Mas logo que sai de casa, Dan avista sua vizinha, Estelle, e logo mais um tópico entra nas prioridades da lista.

1 - Beijar a garota

2 - Arrumar um emprego.

3 - Dar uma animada na mãe.

4 - Tentar não ser um nerd por completo.

5 - Falar com o pai quando ele liga

6 - Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí.

No decorrer do livro se mostra os elementos típicos de uma aventura/drama colegial, os medos e descobertas de jovens em meio a tantas mudanças, o medo do futuro, e típico da sociedade atual, o bullying. Dan se mostra diferente por sua personalidade mais forte e engraçada, ele não se deixa abater e levar pela depressão. Todo o esforço dele para tentar mudar, ajudar sua mãe é tão saudável de ler e acima disso tudo, Dan ainda consegue se apaixonar, dar conselhos e ajudar seus amigos, e nisso tudo o que se torna verdadeiramente impossível é não ver Dan se amadurecer. 

E o motivo desse livro ter sido tão diferentes dos típicos livros juvenis, foi o protagonista diferente que a autora adicionou e uma ótima escrita, que via mudar com as transições de cenas, se mostrava meiga e romântica nas cenas de amor, e firme e amarga nas cenas de fome e isolamento.

Tratar de temas tão delicados e da forma certa, foi um grande ponto positivo, o tema bullying nas escolas teve um desfecho e justificação plausível e sobre o tema da homossexualidade foi tratada de forma verdadeira, como uma pessoa realmente reagiria com a notícia: surpresa, espanto, negação..... aceitação.

Um enredo nada tão empolgante, mas que com a boa escrita, a construção de bons personagens acaba por resultar um ótimo e agradável e comovente livro. Fiona nos faz torcer por Dan, para que tudo dê certo, que ele mude de vida logo. 'Recomeço', sempre é hora para recomeçar... recomeçar um amor, uma vida, ou até mesmo uma lista de coisas impossíveis.

Editora Novo Conceito fez uma belo trabalho no livro, com diversos detalhes nos capítulos, na capa, letras com fonte grande, tudo para proporcionar ao leitor uma leitura ainda mais agradável.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog