[Resenha] Rose na Tempestade, Jon Katz


Rose é o resultado de um cruzamento entre um cão pastor e um border collie. Rose ainda filhote foi levada para a fazenda de Sam, que contrariava a ideia de ainda filhote já pastorear, porém descobriu o 'dom' que a cachorrinha tinha para aquela função, sem nenhum treino conseguiu pastorear melhor que muitos cães treinados.

''Dentro da casa da fazenda, Rose ergueu a cabeça e inclinou as orelhas. Ouviu a respiração ruidosa de uma ovelha''

Seis anos após, Rose conquista toda a vizinhança da fazenda, com seu trabalho incrível de pastoreio, se tornou não mais uma simples cadela que guia as ovelhas, mas uma certa 'administradora' do lugar, ela planeja sempre uma estratégia para proteger a fazendo de outros animais, e sempre cria mapas para as suas tarefas e acima de tudo cria uma grande afeto pelo seu dono Sam.

Chega na fazenda Katie, uma moça que acaba se instalando na fazenda e na vida de Sam. Rose não a recebe bem, a trata com uma estranha; uma certa confusão tomou conta dos pensamentos de Rose, que antes poderia montar um mapa para solucionar cada caso que acontecesse na fazenda aos animais, mas agora tudo estava diferente, tinha que se acostumar com a 'estranha' Katie - por que ela fazia tão bem ao Sam? - pelo bem de seu dono.

Uma tempestade estava por vir, e não seria como as outras, tudo estava tão estranho, os animais pressentindo a grande tempestade - Rose tinha que criar um novo mapa para controlar a seguinte situação - os animais estavam se preparando para a tragédia, como se não tivesse nenhum mapa que controlasse a tempestade - sempre criei mapas, e todos funcionaram, porque não funcionaria agora? Perderam a esperança em mim? - A tempestade estava chegando, os animais se refugiando, Rose sempre pensando e planejando o mapa perfeito, mas algo a dizia que junto àquela tempestade, tudo ligado à vida dela mudaria.

''Talvez pela primeira vez na vida, Rose sentia uma medida de verdadeiro descanso e tranquilidade. Jamais imaginara nada além de trabalho ou responsabilidade, jamais pensara em paz''

Jon Katz, assim como sua personagem, com toda certeza deve ter criado um ótimo mapa para escrever este livro. Cada vírgula transporta o leitor a uma drama vivido pela Rose, a cada ponto o leitor se vê aflito às difíceis escolhas da mascote de Sam. Adentramos a cada capítulo no mundo de Rose, seus medos se tornam os nossos medos, criamos mapas junto com a Rose. Um enredo rico em detalhes, conquistando o leitor aos poucos, até deixá-lo horas lendo e perder a noção do tempo.

Ter um animal como personagem principal é uma difícil escolha, qualquer deslize pode tornar o livro melancólico demais, ou beirar à comédia. Mas Katz faz um bom trabalho, trouxe o livro para o lado mais melancólico(achei Katz não exagerar muito na melancolia), mas tece uma ótima trama. O livro é narrado em terceira pessoa, dando destaque aos pensamentos de Rose - Não, os animais não falam com os humanos nem entre si -, mas Rose de certa forma entende as falas do seu dono, reagindo com seus latidos e grunhidos. Se mostra uma cadela dedicada ao seu trabalho, detalhista e leal, sempre pronta para qualquer tipo de problema, nem que a solução seja arriscar a sua vida.

''Talvez pela primeira vez na vida, Rose sentia uma medida de verdadeiro descanso e tranquilidade. Jamais imaginara nada além de verdadeiro descanso e tranquilidade. Jamais imaginara nada além de trabalho ou responsabilidade, jamais pensara em paz''

O trabalho gráfico realizado em Rose na Tempestade impressiona. A Novo Conceito cumpriu, plausivelmente, a sua tarefa. Uma bela capa, fonte legíveis, ótima revisão, tornando o livro ainda mais rico.

São páginas de emoção, de amor, de afeto. Rose nos transmite diversas mensagens. O autor mostra a cada capítulo que sabe o que está fazendo. Quem tem um animal de estimação sabe o afeto que é criado, e  a sensação que o animal nos transmite, uma sensação de segurança tão forte ao ponto de nos perguntar - Até que ponto um animal vai para proteger o que ama de verdade? Venha se surpreender com uma uma história de verdadeiro companheirismo entre um humano e um animal.

''Também sentiu paz, ao aceitar que talvez houvesse, afinal, concluído seu trabalho, que encontraria descanso na terra das luzes azuis com a qual sonhara''

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog