Resenha: A 5ª Onda, de Rick Yancey



“1º Onda: apagam-se as luzes. 2º Onda: começa a arrebentação. 3º Onda: Pestilência. 4º Onda: Silenciadores. O que vem em seguida Evan? O que é a 5º onda? Ele não responde. Tinha desmaiado.” (p. 283)

Cassie se encontra em uma cenário pós-apocalíptico, a raça humana foi dizimada, restaram poucos. Ela está a busca de seu irmão, um amor fraterno que rompe o medo. Os OUTROS estão a procura de Cassie, o motivo ninguém sabe, mas com certeza não é para oferecer alojamento, comida e segurança. Surge Evan, um cara perigosamente bonito, que tem como característica ter ótimas atitudes - mas é nítido que ele esconde algo, um segredo, uma história, algo ele tem a esconder.        
"Depois da primeira onda, só restou a escuridão.

Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. 
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. 
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. 
Agora a QUINTA ONDA está começando...'
Cassie se pergunta a cada momento - eu ter sobrevivido até aqui foi um grande erro? -, e a imagem do seu irmão, Sammy, vem logo a cabeça fazendo mudar de pensamento e dando mais forças para enfrentar um mundo desolador, e nesse mundo o que se torna certo e o que se torna errado? 

Os OUTROS estão entre nós. Os OUTROS não são humanos. Os OUTROS não são deste mundo. Os OUTROS são alienígenas.

Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade. E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha.

Yancey consegue criar um mundo totalmente diferente, onde consegue fisgar o leitor desde o início do livro. Diversos personagens constroem uma trama não puramente distópica, também sci fi. Yancey apostou em uma narrativa mais detalhista, enriquecendo mais o enredo e destruindo ainda mais a emoção do leitor.

Cada capítulo foi muito bem escrito, nada era tão descartável. Yancey se preocupou em fazer um enredo enxuto, puro e desolador. Intercalado em terceira e primeira pessoa tornava a leitura mais dinâmica, nada enfadonho. E nas trocas de narrativas o suspense e o mistério aumentava, difícil de largar o livro.

Um ponto muito forte do livro é o realismo, mesmo sendo uma ficção científica com distopia - não tenho como descrever, mas como tudo aquilo era real, o cenário, os personagens, as suas ações, seus pensamentos, seus medos... Toda essa realidade foi assustadoramente brilhante.

É impossível o leitor não se ver suspirando, fazendo caretas, se contorcendo a cada linha lida deste livro. Nada seria tão bom se não fosse o belo trabalho da Editora Fundamento, que fez da diagramação uma obra de arte e um espaço agradável para o leitor. Tive a oportunidade de ler uma parte em inglês e posso dizer que a tradução foi bem fiel. E não posso esquecer da revisão, erros imperceptíveis, eu,particularmente não vi nenhum.

Um ótimo livro, Rick Yancey mostrou todo seu talento nesse livro e me impressionou a cada vírgula. Os seus personagens são meticulosamente criados. A narrativa de início pode ser confusa devido a transição do passado e presente sem nenhum indicativo de mudança, mas se acostuma com a eletrizante história. Só posso afirmar que entrou entre os favoritados do ano, e a tortura agora é esperar a continuação que ainda está sendo escrita, imaginar que irá demorar tanto assim :(
 1ª Onda: Apagam-se as luzes.

A 2ª Onda: Começa a arrebentação.

A 3ª Onda: Pestilência.
A 4ª Onda: Silenciador.
E a 5ª Onda?

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog