Resenha: Inverno do Mundo, por Ken Follett

Título:Inverno dos Mundos   // Autor:Ken Follet  //  Páginas:808  //  Editora:Arqueiro // ISBN:9788580410891
'Inverno do mundo' retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.


Estava lendo 'Inverno do Mundo' em uma velocidade bem lenta devido a fim de período escolar e vestibular. Então lia ele paralelamente com outros livros para não ficar muito atrasado. Até que chegou o dia que terminei este grande livro(nos dois sentidos)


Tentarei colocar nesta resenha somente minhas impressões e introduzir com um pedaço do enredo, pois como se trata de um segundo volume da trilogia 'O Século', qualquer frase, ou até mesmo 'quote' pode ser risco de spoiler, então irei tomar muito cuidado nesse sentido. Caso queria ler a resenha do primeiro livro 'Queda de Gigantes' clique AQUI

Ken Follett dá continuidade de uma forma única e magistral à trilogia histórica lançado no Brasil pela Arqueiro. O terrível e mais temido século continua, e acompanhamos o desenvolvimento do  nazismo até atingir seu ápice na mais terrível guerra presenciada pelo homem. Acompanhamos agora a segunda geração das cinco famílias apresentadas no livro anterior,'Queda de Gigantes'.

Em 'Inverno de Mundo' se passa aproximadamente 10 anos e se encontra em um período de crises profundas, em um momento chamado de 'Grande Depressão', um dos maiores índices de desemprego foi visto nessa época, acompanhado com a ascenção de Hitler ao poder. A ideologia é ponto de apoio do enredo de Follett, esta é a chave que desencadearia a grande guerra. Follett se dedica em grande parte na pré-guerra fazendo o leitor acompanhar de forma singular e especial a mudança da Alemanha. O Ataque a Pearl Harbor. Crescimento do Exército Vermelho. Os camisas pardas censurando a imprensa com força brutal, combatendo adversários políticos, e dizimando os antissemitas.

Follett continua com sua narrativa de ficção e não -ficção andarem de mãos dadas. As descrições foi o ponto forte, precisa e bem próximo da realidade, a ponto de assustar o leitor. A consequência  do facismo na Europa, na Alemanha o terror estava instalado pela caça ao que não simpatizam com o Nazismo.  A diferença entre as famílias é acentuado nesse segundo livro, além de que praticamente todos os personagens do primeiro livro aparecem em 'Inverno do Mundo', só que mais para apoio, seus filhos assumem o foco principal. 

O livro é marcado por diversas cenas tensas e sombrias, a espionagem e contra espionagem estão presentes no livro de forma gratificante ao leitor fã desse gênero. Devo falar que meu personagem preferido de muitos apresentados é Voloya , um crítico assumido de Stalin e é representado pela sua inteligência, onde é papel destaque na inteligência soviética quando trabalha na embaixada da União Soviética em Berlim.

Follett tenta explicar em seu livro o que historiadores tentam encontrar uma reposta exata, como o apetite do Japão em aumentar seu império naquela época, a grande humilhação da Alemanha. Acompanhamos a desenvolvimento tecnológico e a corrida armamentista, o investimento de toda essa tecnologia em armas nucleares mudando o clima das guerras que futuramente iria ser chamado de 'Guerra Fria'. O final, mesmo já tendo conhecimento, se torna algo real, assustador, tão frio, tão sombrio, que mesmo sabendo de toda a história final, Follet consegue assustar o leitor e ainda surpreendê-lo por cada morte, estupro, violência.

Leitura tensa e rápida. Follet conseguiu unir ficção com não ficção magistralmente, Inverno de Mundo consegue ser mais forte e impactante do que 'Queda de Gigantes', está querendo um livro eletrizante que o faz ficar grudado no livro, um enredo inteligente, sombrio e assustador, e acima de tudo um clássico histórico, série 'O Século' está ai para lhe satisfazer.

O ultimo volume da trilogia 'Edge of Eternity' irá sair em 2014, o que podemos esperar desse ultimo livro? Uma guerra fria nunca antes contada, e declaro que estou muito ansioso por este livro, reviravoltas, mais personagens, mais mortes, mais vidas, mais terror está por vir.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog