O Livro da Loucura e das Curas - Regina O'Melveny

Título: O livro da Loucura e das Curas // Autor: Regina O'Melveny // Páginas: 350 //  Editora: Novo Conceito // Edição:2013


Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.

Como disse pelo twitter nesse meu recesso irei fazer uma maratona Novo Conceito, tenho muitos livros bons e não lidos dela acumulado na estante, e vou começar a dar vida a eles. E o primeiro que vi e fiquei curioso foi O Livro da Loucura e das Curas, por apresentar uma temática mais adulta.

O mundo estava errado. Havia vazio por todos os lugares. Meu pai se fora, meu marido morrera e meu coração silenciara



A história se passa no ano de 1590, em Veneza, em foco na personagem Gabriella ou Doutora Gabriella Moundini, que quando perdeu seu marido voltou a morar com seus pais. Seu pai é um respeitado médico da época, onde está escrevendo um livro diferente, um livro que segundo ele, irá mudar a história da medicina, e a sua filha o ajuda construção deste livro, que mostra diversas doenças com suas respectivas curas.


Se sentindo preso intelectualmente em sua cidade, o pai de Gabriella decide viajar em busca de mais informações sobre as doenças e as formas de cura. Sumiu. 10  anos após, Gabriella decide ir em busca de seu pai, seguindo os locais das cartas que ele  lhe escreveu nos últimos 10 anos, abandonando tudo o que tinha em Veneza e partindo para uma aventura.


Cenas de tragédias, mortes e terror são vistas por Gabriella na viagem. Cidades onde todas as mulheres foram mortas por serem tarjadas de bruxas; pais, mães, filhos morrendo por doenças sem cura. Gabriella se envolve em diversas situações inusitadas, e tragédias, mergulhando ainda mais no mundo em que seu pai criara no livro e tentando terminá-lo com suas edições. 


O Livro da Louca e das Curas, escrito por  Regina O'Melveny, tinha uma ótima temática nas mão, que poderia ter feito do livro uma história fantástica, um livro voltado mais para o lado psicológico da vida. Porém o tema doença e cura foram retratados no livro de forma superficial, dos dois citados a doença é mais retratada, que aliás, no livro, a inveja e outros maus que a sociedade contemporânea sofre era causada por um verme negro, a falsidade era uma doença representada por espelhos.


O livro é marcado por repetições, onde uma vez que foi falado da ida de Gabriella em busca de seu pai, esse motivo não precisava ser lembrado em cada capitulo, e em piores partes do livro, em cada parágrafo; isto só não dificultou o desenvolvimento do enredo, como tornou a leitura enfadonha. A intenção da autora era tornar o livro um meio filosófico com o uso de metáforas ao longo da narrativa, porém foi falho pelo excesso de metáforas, onde o que era para ser filosófico se tornou desconexo, tornando algumas partes confusas ao leitor.


A descrição dos ambientes por  onde Gabriella peregrinou foi um ponto positivo, mostrando que a autora teve todo um cuidado de pesquisar para descrever muito bem os locais, tornando tudo muito real, e levando o leitor às tragédias da época onde uma vila era dizimada por uma doença com cura desconhecida, onde mulheres eram mortas em fogueiras com títulos de bruxas; e o caso de repressão contra as mulheres é muito bem retratado pela personagem, que em alguns lugares foi necessário cortar o cabelo, vestir roupas masculinas, para tentar fugir da contenda contra a mulher. A autora coloca no livro a história do folclore e mitos da época, que poderia ter explorado mais e ter aplicado na história, e não só ter mencionado em um capítulo e deixar por lá.


A editora está de parabéns com a diagramação, caso não fosse as letras grandes, o bom espaçamento, ilustrações para melhor visualizar, era certeza que teria abandonado o livro, mas dá gosto de ler só pelo belo trabalho da Novo Conceito, que mais uma vez acerta. 


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog