Resenha - O Pianista, de Władysław Szpilman

Título: O Pianista
Autor: Władysław Szpilman
Editora: BestBolso
Edição: 2013
Número de Páginas: 220
ISBN: 978.85.7799.034.4

Olá, leitores do blog. Hoje venho falar um pouco pra vocês sobre um livro chamado O Pianista, escrito pelo polonês Władysław Szpilman. Um livro curto e simples, mas com uma bagagem histórica e emocional muito relevante.
 Mais uma vez peço desculpa aos leitores do blog pela minha ausência por aqui. Eu planejava escrever essa resenha depois que minha tia devolvesse meu exemplar, para colocar algumas frases do livro aqui na resenha mas ela não é das que devolvem livros rapidamente, então resolvi escrever logo.

Esse livro se destacou facilmente. Sempre fui interessado pela história da Segunda Guerra Mundial, que é o pano de fundo desse livro. E como também sou pianista, o título me chamou a atenção.

A história foi escrita pouco depois do fim da guerra e conta os passos do próprio autor, que relata sua luta pela sobrevivência em Varsóvia, capital da Polônia. Acompanhamos os passos de Władysław e sua família desde a primeira invasão do exército alemão, durante seu estabelecimento no gueto de Varsóvia até o fim da guerra, em 1945.

O livro é bem escrito, sem muita insistência na parte emocional, sabendo equilibrar muito bem a atmosfera das cenas. Além disso, o sofrimento e a angústia tanto do personagem principal quanto das pessoas ao redor é bem definida nas palavras do autor, cuja escrita é recheada de descrições bem feitas, dando um ar real à narrativa.

Se estudando a história da Segunda Guerra você não tinha pena das vítimas, ler o relato de um sobrevivente como  é descrito em O Pianista com certeza te fará refletir sobre a escuridão daqueles tempos.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog