[Resenha] Noite em Claro - Martha Medeiros


Título: Noite em Claro
Autor: Martha Medeiros
Editora: L&PM Pocket
Número de Páginas: 64
ISBN: 9788525426680
Skoob: Clique aqui

Bom, nunca havia lido nada da Martha Medeiros, mas sempre fiquei curioso com esse nome, várias vezes li recomendações de seus livros e, graças à L&PM e livraria Saraiva, eu consegui o seu livro. Uma versão de apenas 64 páginas e digital por um preço maravilhoso (penso em fazer um texto sobre e-books baratos ou de graça, aguardem).

O livro conta a história de uma infeliz mulher, meio gorda, meio bêbada, meio velha; infeliz por ter amado de corpo e coração apenas uma vez, mas sem continuidade. Tudo se passa em uma noite de chuva, a proposta era escrever enquanto estivesse chovendo. Uma história maluca e cheia de perturbações, uma mulher dividida entre prazer, amor e decepções. O livro tem partes picantes, ternas e de suspense. A junção de nostalgia e solidão durante uma chuva e uma escrita maravilhosa só poderia resultar em uma ótima história.



Questiono-me: como em 64 páginas pode caber um mundo? Pois é, achei que seria uma história de alguém em crise existencial, uma pessoa “famosa” sendo perseguida por um psicopata maluco ou a vida de uma pessoa normal que teve alguns desamores “almais” e amores carnais. E foi tudo junto e misturado de forma mágica.

A infelicidade foi tratada como uma coisa natural uma condição a que todos estamos sujeitos (de certa forma, estamos mesmo) e, para a personagem, temos de conviver com isso – não foi escrito, mas é o que deixa a entender -, o amor não é para todos e, raramente, conseguiremos conciliar o prazer carnal, sexo, com o amor do coração.

“Mulheres infelizes costumam ter uma vida interessante”.

A narração, como é de se esperar, é em primeira pessoa, entramos a fundo na mente dessa quase mulher. A forma de escrita é uma coisa estranhamente maravilhosa, uma linguagem simples que toca o lugar certo; uma leitura rápida, meia hora viajando em uma mente um tanto quanto perdida, como todos, em algum momento da vida, estamos.



Resumindo: Uma história boa, uma escrita incrível e um preço maravilhoso é uma boa pedida para uma leitura de cabeceira.

Daniel Corbetta
Daniel Corbetta
Daniel, vulgo Zumbiro, 6 anos (completos três vezes). Escorpiano de gênio forte. Estudante de Jornalismo, nacionalista e misantropo. Adoro livros, músicas e culturas diferentes. Tenho uma paixão platônica por uísques, Sharon Den Adel e Oswaldo Montenegro. Sonho em viajar pela África e escrever um livro sobre as religiões e culturas tribais de lá. "Eu sou um chato e, meu deus, não me aguento, só me jogando no mar."

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog