Resenha: Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle


Título: Um Estudo em Vermelho
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos
Edição: 2011
Número de Páginas: 247
ISBN: 978.85.06.06389.7

Olá, leitores do blog. Já faz um tempo desde a última vez que eu postei, então peço o perdão de vocês. Ano de vestibular, vocês sabem como é...

Só pra matar a saudade de postar aqui no blog, hoje vou falar um pouquinho do livro Um Estudo em Vermelho, o primeiro dos casos de Sherlock Holmes.

Todo mundo conhece Sherlock Holmes, aquele detetive sagaz e preciso que resolve os enigmas mais complicados com sua mente poderosa. Mas nem todo mundo sabe de onde ele veio ou como ele conheceu seu inseparável amigo Watson, nosso narrador. Menos pessoas ainda sabem que podemos descobrir isso no primeiro livro de Sir Arthur Conan Doyle, Um Estudo em Vermelho.

Além de descobrir sobre a vida antiga de Watson e sobre o próprio detetive, somos apresentados a um crime aparentemente simples, mas que no decorrer da investigação e da posterior explicação assume uma proporção maior. Porém, Holmes e seu assistente Watson tomam esse caso como a primeira aventura de muitas.

Para a época em que foi escrito, o livro não possui uma linguagem complicada, e a divisão em duas partes facilita a leitura e a compreensão do caso.

Apesar de os livros de Sir Conan Doyle seguirem basicamente a mesma linha, podemos dizer que Um Estudo em Vermelho é único. Além de nos introduzir um dos mais brilhantes personagens da literatura policial, é uma história que faz juz ao gênero e principalmente à época em que foi escrita. Ao leitor mais concentrado, é uma verdadeira viagem histórica. Mas ao mesmo tempo em que nos transporta para o século XIX, permanece uma escrita moderna.

Misturando questões emocionais com mistério, Um Estudo em Vermelho é um livro que satisfaz os mais exigentes fãs de romances policiais, e representa o surgimento de um dos maiores símbolos literários mundiais. Desde a sua primeira publicação, Doyle já mostrava sinais do fenômeno que seria a sua criação.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog