II Odisseia de Literatura Fantástica




Neste último final de semana, nos dias 12 e 13 de abril, ocorreu a II Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre – RS. O evento, idealizado por Cesar Alcazar, Christopher Kastensmidt  e Duda Falcão, tinha como objetivo reunir autores, editores e leitores que curtem a literatura fantástica para uma rodada de bate-papos, mesas-redondas e, claro, muitos livros.

Organizadores: Duda Falcão, Christopher Kastesmidt, César Alcazar, Christian David, Nikelen Witter
Eu participei das duas edições da Odisseia. No ano passado, estive em Porto Alegre como autor. Na ocasião, autografei minhas participações nas antologias “Le Monde Bizarre – O Circo dos Horrores” com o conto O Trailer, “História Fantástica do Brasil – Inconfidência Mineira” com o conto steampunk A Insurreição de SorLand, ambos da Editora Estronho, e na coletânea “2013 – Ano Um” com o conto A Rapineira, da Editora Ornitorrinco.





Esta edição da Odisseia foi ampliada. Com a organização do Christian David, a sexta-feira foi marcada pela participação das escolas no evento. Na ocasião, os alunos de diversas escolas públicas e privadas de Porto Alegre tiveram a oportunidade de ouvir diversos autores que desenvolvem literatura fantástica no Brasil e bater um papo com eles.  À noite, a profa. Dra. Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos brindou com uma palestra muito interessante sobre a relação da academia com a literatura fantástica. Ela utilizou a trilogia “Fronteiras do Universo”, de Phillip Pullman como exemplo de uma literatura de sucesso, descrevendo características da obra que ela considerou pertinentes a qualquer romancista.

Feira dos livros fantásticos

O sábado foi reservado para a visitação à feira de livros de fantasia e lançamentos, organizados pela Nikelen Witter, e muitas palestras. Nas mesas redondas programadas, que podem ser conferidas aqui, foram discutidas temas tão diversos quanto os quadrinhos e a fantasia, o desenvolvimento de romances de fantasia, os eventos fantásticos brasileiros, a consolidação do space-opera nacional, zumbis e correlatos, e a participação das mulheres no quotidiano da fantasia tupiniquim. Tudo isso regado a discussões paralelas e bate-papos nos corredores.





Nesta edição também ocorreu a participação muito interessante de três grupos de fãs que montaram exposições sobre Game of Thrones, Doctor Who e Harry Potter. Paralelamente, também ocorreu o Encontro de Blogueiros da II Odisseia de Literatura Fantástica, onde o pessoal pode trocar experiências e discutir os rumos dos sites de literatura.






Durante toda a tarde rolou também mais uma novidade: as sessões Vozes, onde autores nacionais poderiam ler obras para a plateia. Tive a honra de participar de uma destas sessões com o multimídico Max Mallmann, autor de, entre outros romances, o Centésimo de Roma (Ed. Record). Na ocasião, li um conto spin-off da saga Duncan Garibaldi, chamado "O Turno do Tartaranho" (disponível aqui e na plataforma wattpad)

Enfim, este é um evento que está aí para ficar. A II Odisseia parece que caminha a passos largos para se tornar um dos principais acontecimentos do cenário fantástico brasileiro. E há muitas novidades programadas para o ano que vem.

Marquem em suas agendas! Abril de 2014, Porto Alegre aí vamos nós!


A.Z.Cordenonsi
Pai, marido, escritor, professor universitário 

Tem dois olhos divergentes e muito pouco tempo
azcordenonsiduncan garibaldi - facebook - twitter

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog