HANNIBAL: Primeiras Impressões



Hugh Dancy

Sirenes, movimentação policial e sangue, muito sangue. É assim que tem início o episódio de estreia de HANNIBAL (criada por Bryan Fuller), cujo título, muito sugestivo, é Apéritif (aperitivo, em tradução livre).

A princípio vemos uma amostra da habilidade, por assim dizer, de Will Graham (Hugh Dancy). Ele não chega a ser um agente, propriamente dito, do FBI, mas devido ao sua incrível imaginação e conhecimento acaba por contribuir fornecendo o perfil psicológico dos criminosos. Eu diria que vai um pouco além de simplesmente traçar um perfil, Graham analisa os detalhes dos crimes como se ele mesmo estivesse praticando a conduta delituosa, conseguindo, desta maneira, prever os passos ou as razões que levaram o indivíduo a cometer os crimes.

Enquanto leciona na Academia do FBI, Graham recebe a visita do Agente Especial Jack Crawford (Laurence Fishburne), chefe da Unidade de Ciência Comportamental. Ele e Will tiveram seus desentendimentos no passado, mas nada tão importante e que fosse um impeditivo de pedir ajuda do profissional em um caso especial.


O personagem mais esperado, pelo menos por mim, Dr. Lecter (Mads Mikkelsen) surge em uma cena marcada por música clássica, ambiente escuro, sentado à mesa degustando um prato como se fosse a sensação mais sublime já vivenciada. Após essa apresentação, vemos Lecter no exercício de sua profissão quando Crawford o procura, também, para contribuir com o tal perfil psicológico, pelo menos é o que foi dito a Will, pois o que aparenta ser verdade é que Hannibal está ali com um objetivo: avaliar o perfil do próprio Will.

Graham é definido como um ser dotado de empatia, segundo Lecter, um dom desconfortável. Procurando por uma definição de empatia (sim, eu procurei no dicionário!), deparei-me com a seguinte:

"Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo."

Além dessa característica, Will não gosta de ser sociável, e evita contatos visuais, uma das razões de ele não gostar muito de investigar os crimes: socializar.

Enquanto Graham e a equipe de Crawford investigam outro crime, cometido por um imitador do serial killer procurado, Lecter protagoniza uma cena um tanto indigesta, preparando outro prato. Tal sequência de cenas deixa uma questão no ar: Esse outro crime fora cometido por Ele (Lecter)?

Mads Mikkelsen
O jantar está servido! – Foi o primeiro pensamento que me veio em mente após assistir ao episódio. Isto se dá em razão das cenas aludidas acima, que remetem ao filme Hannibal (2001), mais precisamente às cenas finais do longa, protagonizadas por Anthony Hopkins, Julianne Moore e Ray Liotta. Quem assistiu ao filme deve ter uma noção do que estou falando.

Concluindo, gostei bastante do resultado, espero que nos próximos episódios possa ser visto um aprofundamento nos personagens e na própria premissa da série. E gostei desse Hannibal versão 2013, mas dá aquela falta da presença e carisma que Hopkins acrescia ao personagem.


Matheus Gonçalves
Matheus Gonçalves
Matheus, 20 anos, estudante de Direito que mora no interior de São Paulo. Apaixonado por livros, músicas, séries, filmes e cães. Recém abandonado pela saga Crepúsculo e fã de Nicholas Sparks. Nas horas vagas dou uma de cozinheiro, sobretudo doces. Sonho em conhecer o mundo e quem sabe escrever um livro.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog