TOP 4: Meus filmes favoritos baseados em livros


Filmes e livros. Duas coisas que eu gosto desde muito novo. Então veio em minha mente a ideia de separar meus quatro filmes favoritos que foram inspirados em livros. Alguns eu já li e outros não, mas pretendo em momento oportuno. Foi um pouco difícil fazer a escolha, já que tem muitos filmes/livros que gosto, quem sabe em outro post eu apresento os demais.

Sem mais delongas, vamos ao que realmente vim dizer. Espero que gostem e depois de lerem, comentem qual seria o Top 4 de vocês, O.K?

1º - Um Amor para Recordar


Ah... esse filme! Quando o assisti pela primeira fiquei apaixonado de imediato pela história. Landon Carter (Shane West), rapaz “rebelde” e popular, queria apenas se divertir, e não estava em seus planos apaixonar-se por Jamie Sullivan (Mandy Moore). Filha do reverendo da cidade, uma garota recatada, refugiando-se na sua fé inabalável e trajando o seu suéter de sempre, nada atraente, como pensava Landon e os demais rapazes.

O que mais gosto, tanto no filme quanto no livro, é a forma despretensiosa que o sentimento mútuo de amor surge entre os dois jovens. Ele em todo seu ego, e ela na sua timidez. Ambos não esperavam se apaixonar, e é o que justamente acontece.

Uma história linda, envolvente e triste, muito triste. Quem está disposto a assistir/ler tem que separar os lenços para secar as lágrimas que podem escorrer nas cenas finais.

Demorei muito tempo para ler a obra de Nicholas Sparks. Confesso que tive um pouco de receio de ser muito diferente do filme e afastar o sentimento que tenho em relação a ele, mas não aconteceu isso. Mas Sim, o livro é diferente.

A época descrita nas páginas é meados dos anos 1950, já o filme retrata a contemporaneidade. Alguns fatos são dispares dos narrados por Sparks, como as razões que levaram Landon à peça de teatro, inclusive esta é o oposto do apresentado pelo autor, mas a essência dos protagonistas está presente na tela e a Mandy Moore retratou muito bem a Jamie, de maneira cativante e doce, assim como no livro.

O interessante da narração do livro é que, quem narra é Landon, diferente de muitos livros do gênero, nos quais a perspectiva feminina é trabalhada.

Sou apaixonado pelo filme, pela obra, pela trilha sonora... Enfim, o pacote todo. Vale muito a pena ver, recomendo. Se o autor não for um dos seus favoritos, dê oportunidade à versão cinematográfica. 



Título: Um Amor para Recordar (A Walk to Remember)
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 184
Ano: 2011
ISBN: 978-85-63219-26-8









2º - Marley & Eu


Como seria viver a vida e o amor ao lado do “pior cão do mundo”?

John Grogan (Owen Wilson) o fez e narrou sua história e a de sua família, com um membro peculiar: Marley, o eterno filhote de labrador amarelo.

Os Grogan, no início da vida de casados queriam “experimentar” o lado pais deles, como? Comprando um filhote de labrador e uma fazenda de criação da raça. Não imaginavam que ao escolher o cão de liquidação estavam escolhendo na verdade como a família deles estava nascendo.

O cão, assim como todo filhote, adorava destruir as coisas, da garagem aos sapatos de Jenny (Jennifer Aniston). Sem contar o seu medo de tempestades, que desperta ainda mais o seu lado destruidor. Acreditavam que ele fosse incorrigível, pelo fato de ter sido expulso das aulas de adestramento, ou pelo episódio na “praia dos cães”. Mesmo ele tendo tal comportamento os Grogan o amavam, pois em cada momento estava presente. Durante as mudanças de casa, o nascimento dos três filhos, e em momentos tristes daquela família. Enfim, mais que um animal de estimação, sendo um verdadeiro Grogan.

No filme, assim como no livro, temos cenas divertidas, protagonizadas em sua maioria pelo grandão de quatro patas. Por outro lado, o mesmo cão que nos fez rir nos emociona. Mostrando que os animais não são apenas de estimação, mas que eles podem ser nossa família, garantindo-nos companhia, afeto e compreensão à sua maneira.

Riso e choro estão garantidos com esse cão adorável.


Título: Marley & Eu (Marley & Me – Life and Love with the World’s Worst Dog )
Autor: John Grogan
Editora: Ediouro
Número de páginas: 304
Ano: 2006
ISBN: 8599170848













3º - Desejo e Reparação


O filme é baseado no livro Reparação, do autor Ian McEwan, e tem como cenário a Inglaterra no período da 2ª Guerra Mundial. O enredo é centrado na história de amor entre Robbie (James McAvoy), o filho da empregada e Cecília (Kiera Knightley), moça rica, filha do dono da casa.

Eles poderiam ter vivido plenamente a paixão ardente que nutriam um pelo outro, se não fosse à imaginação fértil de Briony Telles (Saoirse Ronan), irmã mais nova de Cecília e aspirante à escritora. O que ela fez? Acusou o rapaz de um crime que não cometeu.

Obviamente ele foi preso e posteriormente ingressou na Guerra, afastando-o de sua bela Cecília. Entre encontros e desencontros eles matavam as saudades acumuladas, tentando manter acessas as chamas do relacionamento.

O tempo passa, Briony (Romola Garai) cresce e se torna enfermeira, no entanto não abandona o seu dom de escrever e o faz durante as noites, enquanto os feridos e demais enfermeiras dormem. Ao fim do filme temos uma revelação importante para a história e que novamente a mente criativa da moça determinou outros fatos para a construção do amor de Robbie e Cecília.

Não cheguei a ler o livro, não por falta de interesse, pois o tenho desde a primeira vez que vi o filme, mas quem sabe daqui algum tempo, quando não tiver outros títulos na minha “lista” de leitura.
Para quem gosta de filmes de época e com cunho histórico é uma boa pedida, e a interpretação de Keira Knightley é impecável. 



Título: Reparação (Atonement)
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 448
Ano: 2002
ISBN: 9788535902358











4º - Um Dia


Dexter (Jim Sturgess) e Emma (Anne Hathaway), após a formatura da faculdade, passam um dia todo juntos. O dia era 15 de julho de 1988 e é o ponto de partida para o relacionamento dos dois. A princípio foi apenas amizade, cada um com sua vida e seus próprios relacionamentos.

O enredo gira em torno do dia 15 de julho, uma vez que todo ano, nesta data, Dex e Em se encontram, seja para matar as saudades, para compartilhar as alegrias ou altos e baixos da vida. Durante anos esses encontros foram repetindo-se, e dentro deste período finalmente eles percebem que são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas infelizmente a vida conjunta não durou muito tempo, quando algo trágico muda o curso da história do casal. Perdurando por duas décadas, ou seja, uma vida juntos.

Uma história linda, apaixonante e triste, na mesma medida. O legal do filme é como se dá a passagem do tempo, acompanhando as tendências de estilo, música e mais que isso, como as pessoas mudam. Mostrando que o tempo é um fator determinante para o surgimento de sentimentos, para o amadurecimento e, também, que ele não pode ser usado indisciplinadamente, desperdiçado com coisas sem muita importância. Além de envolvente, a trama tem um caráter reflexivo.

Está aí um livro para a minha tal lista. Quero saber os detalhes omitidos na adaptação e ficar mais intimo desse lindo casal. 


Título: Um Dia (One Day)
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 410
Ano: 2011
ISBN: 9788580570458
Matheus Gonçalves
Matheus Gonçalves
Matheus, 20 anos, estudante de Direito que mora no interior de São Paulo. Apaixonado por livros, músicas, séries, filmes e cães. Recém abandonado pela saga Crepúsculo e fã de Nicholas Sparks. Nas horas vagas dou uma de cozinheiro, sobretudo doces. Sonho em conhecer o mundo e quem sabe escrever um livro.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog