[Resenha] O Alienista Caçador de Mutantes - Nathalia Klein & Machado de Assis



Título: O Alienista Caçador de Mutantes
Autor: Machado de Assis & nathalia Klein
Editora: Lua de Papel
Número de Páginas: 126
ISBN: 978-85-63066-33-6
Skoob: Clique aqui



Quem nunca teve a vontade de revisitar um clássico? Quem nunca quis um pouco de fantasia nos nossos grandes escritores? Pois é, ao menos uma vez na vida, todos temos, ou tivemos, essas vontades, pois bem, digo que foi feito.




O Alienista é um conto de Joaquim Maria, para os mais chegados: Machado de Assis, ou bruxo do Cosme Velho. Baseado nas crônicas de Itaguaí, uma cidade bem peculiar, conta a história de Simão Bamarte, um exímio médico, que funda a Casa Verde, uma casa para loucos. Não alongarei sobre este conto, a base da história dos dois é a mesma.

O Alienista Caçador de Mutantes é uma releitura feita pela Natalia Klein, muito bem feita. As características mais marcantes de Machado de Assis são a sua ironia e seu humor ácido, bom, Natalia não fica atrás. O livro do início ao fim fez-me rir muito.

Uma das partes que eu mais ri:

“- Não, não – implorava -, quero morrer ao lado de você...- ‘Quero morrer ao lado de você?’ – repetiu, achando graça. – O que é isso, uma letra de pagode?”

Um pouco da história: Tudo começa quando uma nave espacial passa sobre Itaguaí e deixa uma nuvem tóxica que causa mutações alienígenas nos habitantes desta cidade. Bacamarte, depois de uma decepção com a sua mulher, não dera herdeiros ao médico; resolve criar uma clínica, Casa Verde, para estudar os mutantes e, quiçá, descobrir uma cura. Bom, o mundo não é lindo, as maiores confusões acontecerão, desde um descontrole por parte do médico, até uma revolução com direito a dragões.

Aconselho que leiam primeiro o conto de Machado (domínio público, ou seja, “de grátis”: Leia on-line. ). Há diferenças boas e ruins entre os dois textos, mas, repito, o humor ácido e a ironia não foi perdida. Uma leitura super rápida, fácil e bem humorada. Um clássico com tiradas atuais e uma pegada fictícia. Dica para um domingo pacato e enjoado, vale a pena.

Daniel Corbetta
Daniel CorbettaDaniel, vulgo Zumbiro, 6 anos (completos três vezes). Escorpiano de gênio forte. Estudante de Jornalismo, nacionalista e misantropo. Adoro livros, músicas e culturas diferentes. Tenho uma paixão platônica por uísques, Sharon Den Adel e Oswaldo Montenegro. Sonho em viajar pela África e escrever um livro sobre as religiões e culturas tribais de lá. "Eu sou um chato e, meu deus, não me aguento, só me jogando no mar."

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog