[TOP 7] Livros proibidos

Já ocorreram diversos casos em que livros foram retirados das prateleiras das lojas em diversas épocas diferentes - tanto antigamente como atualmente -, só que isso não significa que tais livros não são aqueles seus ótimos companheiros. O segundo TOP 7 mostra os livros proibidos que você não deve deixar de ler.

Cliquem em 'Mais informações' para continuar lendo...


7º Lugar:
Livro: The Lorax
Autor: Dr. Seuss
O livro infantil de 1971, que conta a história de um protetor do meio ambiente foi censurado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Sendo o principal na indústria madeireira, o motivo da censura do livro foi o desagrado dos empresários do estado, com o pensamento de que o livro poderia dar uma visão negativa sobre o desmatamento.

6º Lugar:
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
O livro de 1945 representava a Únião Soviética de modo cômico. A obra foi acusado de ser pró-comunista em 1980, limpando as prateleiras(de forma negativa) na época.

5º Lugar:
Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Em 1999, 'As Vantagens de Ser Invisível' foi lançado e no mesmo ano entrou para a lista dos proibidos pelo motivo de falar abertamente sobre sexo e drogas, e foi proibido em todas as bibliotecas norte-americanas. Mesmo assim o livro teve um "final feliz" sendo um sucesso de vendas, fechando os anos noventa com chave de ouro.

4º Lugar:
Livro: Trilogia Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Não foi fácil para Jogos Vorazes quando lançados em 2008, afinal, não é segredo que no livro há violência, mas por isso, e por linguagem ofensiva, foi motivo de protestos. A demonstração aberta de violência em crianças, descontentação de muitos pais, fez o livro ser proibido em vários países.
 3º Lugar:
Livro: Saga Harry Potter
Autora: J.K Rowling

Um grande fenômeno mundial também está na lista dos proibidos. Desde 1997 até atualmente a saga 'Harry Potter' vende milhares de livros pelo mundo, bem, exceto nos Emirados Árabes Unidos, com motivo de proibição: incentivo a bruxaria(cada um com sua bizarrice). Mas Harry Potter também afetou líderes religiosos e escolas conservadoras nos E.U.A. Porém, nada impediu os livros de venderem mais de 400 milhões de exemplares ao redor do mundo, ah, e oito filmes de sucesso também!

2º Lugar:
Livro: Lolita
Autor:Vladimir Nabokov

'Lolita' foi lançado em 1955, e Nabokov não deixou a desejar, ousando ao contar a história de um professor que se apaixona por uma garota de 12 anos. Ganhou mais de uma adaptação cinematográfica(o que, vamos concordar, é demais para apenas um livro) e foi proibido em quatro países por ser absurdamente impróprio em algumas partes.

1º Lugar:
Livro: Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
 Por quê 'Alice no País das Maravilhas' está em primeiro lugar no TOP 3 ultrapassando sucessos como 'Lolita' ou até o famoso bruxo 'Harry Potter'? Bem, primeiramente, o livro foi proibido na China porque o escritor Lewis dá a liberdade aos animais(boa parte dos personagens) qualidades humanas deixando-os ao mesmo nível, de todos os modos(menos físico), que nós. Essa é uma desculpa meio que ridícula, bom, são chineses(o que sei da cultura deles?), mas apesar de tudo o primeiro livro grande mesmo que li, e que principalmente me incentivou de todas as formas a continuar lendo e alugando livros na biblioteca da escola foi o clássico de Carroll. Os personagens são a magia do livro, pelo fato de serem mágicos e me fazerem ter uma boa infância "literária". Mesmo sendo um livro proibido, ele me incentivou a ser quem eu sou hoje(tanto literaturalmente falando quanto normalmente) e por isso merece de longe o primeiro lugar

PS: Este post deveria ser da coluna 'Sobre Autores', mas por conflitos pessoais, tive que postar o 'TOP 7' que é uma coluna mais rápida de ser feita(sério). Eu deveria estar postando este post no sábado(16/02) mas pelo mesmo motivo não deu muito certo e estou postando algumas horas atrasado do que deveria e por isso peço desculpas. Prometo não fazer de novo. Comentem por favor. =)
Alexandro Boaventura
Alexandro BoaventuraChama-se Alexandro, tem 14 anos e vive no Ceará. Grande fã de Jogos Vorazes e Percy Jackson. Nas horas livres está assistindo séries e filmes. Tem um gosto estranho por falar de si mesmo na terceira pessoa. Ainda não superou o fim de Friends e ainda tem esperanças de que John Green vá para um lugar chamado Brasil.


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog