Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo



Título: Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo (Land Of Stories - The Wishing Spell)
Autor: Chris Colfer
Editora: Benvirá
Número de páginas: 386
ISBN: 978-85-64065-83-3


E aí pessoal, como estão?

É engraçado como um livro pode chamar tanta atenção quando sabemos muito pouco do que ele tem a oferecer. Isso aconteceu comigo e minha relação com o Terra de Histórias – O Feitiço do Desejo, do talentosíssimo Chris Colfer.

Para quem não conhece o Chris, ele é ator e cantor, seu personagem mais famoso é o Kurt Hummel da série GLEE. Sim, eu sou um GLEEK (o apelido dos fãs da série) e o primeiro fator que me levou a comprar o livro foi o próprio Chris, meu ator preferido; Segundo fator, a capa do livro, o nome em letras douradas, as ilustrações... Enfim foi amor à primeira vista.


Finalmente comprei, logo que foi lançado, mas tive que esperar para lê-lo, pois estava na semana de provas da faculdade e não teria tempo, deixando-o guardado e desejando que as provas acabassem logo. Estava ávido por algo sem DIREITO no meio, algo para me distrair e tirar toda tensão remanescente daquela semana estressante e encontrei o que desejava na "Terra de Histórias", tanto que o li em 3 dias (em disparada, meu recorde).

Vamos começar, então. O livro conta a história de um casal de irmãos gêmeos prestes há completarem 12 anos. Alex é uma garota inteligente, daquelas que se prontifica de imediato a responder às perguntas da professora, sabe muito de literatura, afinal, ela adora ler; Connor, também é inteligente, mas parece ser daquelas pessoas que não transparecem tal qualidade, ou tentam esconder, e ele também gosta de ler.

As crianças estão ainda em um árduo processo de superar a perda do pai, como se não fosse o bastante, têm que lidar com um novo modo de viver: mudar de casa, a mãe trabalhando praticamente o dia todo, enfim, muito a ser processado por eles.

As coisas começam a tomar um rumo diferente quando, no aniversário de 12 anos, a avó lhes dá de presente um livro, não um livro qualquer, o Terra de Histórias, que pertencera à avó e posteriormente ao pai deles. Quando mais novos, era o seu livro favorito, sentavam-se em volta da lareira e liam com os pais e com a vó durante toda a noite. Uma curiosidade, a descrição que é feita do livro na estória é bem semelhante ao livro do Chris.

Alex foi a primeira a querer reviver as páginas do livro, até que Connor percebe certo estranhamento na irmã, como barulhos em seu quarto, objetos sumindo, e até mesmo cochilar durante as aulas, totalmente atípico dela, aí é que ele descobre: todo esse comportamento, advindo de uma estranha experiência que Alex estava tendo, o Terra de Histórias não era um simples livro, ele era uma espécie de portal.

Determinada a saber aonde tal “portal” levava, Alex jogou objetos dentro dele, por exemplo, lápis, livros... Até que decide ela mesma entrar nele, e o faz. Connor chega a tempo só de agarrar o pé da irmã, mas já era tarde, caíram no portal e o que encontram lá, definitivamente, é a maior aventura de suas vidas.

Lá vivem personagens como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, príncipes, o Lobo Mau e claro, a Rainha Diabólica. Personagens com os quais as crianças de certa forma conviveram, entretanto com um diferencial, ali encontram o depois do “foram felizes para sempre”.

Para voltarem para casa os dois têm que fazer o “Feitiço do Desejo”, seguindo as instruções de alguém (só depois é descoberto de quem se tratava) que uma vez aventurou-se a recolher os objetos necessários para tal feitiço. Essa “caça ao tesouro”, como se por si só não fosse complicada, ganha um segundo concorrente, a Rainha Diabólica.

Os irmãos além de viverem a aventura, conhecer seus personagens favoritos e enfrentar perigos, tomam conhecimento de um segredo de família, que certamente os fazem redondamente felizes e responde a algumas perguntas que se faziam.

A temática pode ser infantil, porém é adorável, envolvente, cativante, simples e muito bem escrita. Vale muito a pena fazer a leitura dele, ainda estou apaixonado por ele e com vontade de ler contos de fada, novamente.

Um dia, você terá idade o suficiente para começar a ler contos de fadas, outra vez.” C.S. Lewis

O autor ainda não tem outras obras publicadas, mas para quem adora filmes eu indico o Struck By Lightning, que conta com atuação e roteiro do Chris, um ótimo filme por sinal. No Brasil não sei se as locadoras o têm, eu o baixei, porque não aguentaria esperar chegar aqui, se chegar.

Deixem-se levar pelo lado infantil e embarque nessa aventura com Alex e Connor.










Matheus Gonçalves
Matheus Gonçalves
Matheus, 20 anos, estudante de Direito que mora no interior de São Paulo. Apaixonado por livros, músicas, séries, filmes e cães. Recém abandonado pela saga Crepúsculo e fã de Nicholas Sparks. Nas horas vagas dou uma de cozinheiro, sobretudo doces. Sonho em conhecer o mundo e quem sabe escrever um livro.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog