Resenha - Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Título: Admirável Mundo Novo
Autor: Aldous Huxley
Editora: Globo
Número de Páginas: 242
ISBN: 85.250.0505.3
Skoob: Clique aqui

Olá, leitores do blog. Hoje vou falar pra vocês sobre um livro que é tão bem falado que não hesitei um momento sequer quando o achei à venda: Admirável Mundo Novo.

O livro descreve uma sociedade totalmente diferente da nossa, dominada pela tecnologia e pelo condicionamento artificial. Uma realidade que pode, ou não, estar bem próxima.

Visto como um dos melhores, o livro foi escrito em 1932, e ainda surpreende os leitores com a clareza de suas ideias quase proféticas. A descrição do autor é certamente um dos pontos fortes da obra.

O foco do livro é mostrar essa sociedade a nós através de pessoas que vivem nela, e mostrar o contraste do velho, inseguro, duvidável e inútil; e do novo, visto como a perfeição que traz felicidade à todos.

Na sociedade descrita pelo livro, as pessoas não nascem mais. Elas são condicionadas através de processos totalmente artificiais, ou seja, vida toda de uma pessoa é definida num centro de incubação. Logo, o conceito de família não existe.

"Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas, as pessoas creem em Deus porque foram condicionadas a crer em Deus."

Basicamente, todos os conceitos importantes para nós hoje estão extintos nessa sociedade. A família, a religião, o amor, a cultura, a ciência e... os livros. Pois é. Todas essas ideias são vistas como possíveis ameaças à estabilidade do mundo.E, apesar disso, todos pensam que são absolutamente felizes e que não precisam de nenhum dos conceitos citados e de outros mais, mas isso acontece unicamente por causa do condicionamento artificial que acontece com os embriões. As pessoas não têm personalidade própria.

"Toda a descoberta da ciência pura é potencialmente subversiva; por vezes a ciência deve ser tratada como como um inimigo possível."

É nessa sociedade dominada pela tecnologia e desprovida de cultura que um indivíduo se sente insatisfeito pela sua posição social. Assim, ele busca um jeito de conseguir respeito e prestígio com a apresentação de um Selvagem, uma pessoa pertencente a um grupo que conserva o modo de viver do passado numa Reserva, à sociedade comum atual.

O enredo em si não é muito trabalhado, é até bem simples. O foco do livro é mostrar a sociedade quase profética imaginada por Huxley. Isso, aliado à escrita elegante do autor, torna o livro muito interessante.

No entanto, deve-se ter paciência com esse livro. A escrita de Aldous Huxley, apesar de elegante, pode ser complicada em alguns pontos e deixar pontos importantes da história implícitos. É justamente por isso que discordo de minha professora, que me viu lendo na escola. "Esse livro é do tipo que se lê em quarenta e cinco minutos de tão bom que é." E é aí que entra o dilema: se ler rápido demais, você não entende a obra. Se demorar muito, acaba enjoando por causa do enredo simples.

Mas apesar de tudo isso é um livro extremamente interessante, daqueles que todo mundo devia ler.



Gustavo Guilherme
Gustavo Guilherme Gustavo, ou simplesmente Gus, tem 16 anos e mora em São Paulo. É órfão de Harry Potter, professor, pianista e futuro contador de histórias.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog