[Sobre Autores] Rick Riordan


Rick Riordan nasceu em 5 de Junho de 1964,  e nasceu em San Antonio, no estado de Texas.
Ocupação atual? Escritor de uma das mais aclamadas séries infanto-juvenil de todos os tempos.

Como tudo começou...

Após ter lido seu primeiro livro por diversão, Senhor dos Anéis, Rick Riordan começou a escrever contos e a tentar publica-los. Aos 13 anos, mandou seu primeiro conto para publicação, mas foi rejeitado. Logo após, com insistência, mandou outros dois contos, e ambos foram publicados pela revista UTSA literária.

No ensino médio, ele começou a escrever um jornal que zoava a escola e alguns de seus estudantes, em destaque o time de futebol que estava sempre perdendo.
Porém um dos seus maiores incentivos, foram seus alunos em sua época de professor. Rick Riordan contava diversas histórias e normalmente,  recebia elogios como: “Você deveria escrever um livro.”. E foi quando escreveu e lançou sua primeira série para adultos nomeada Tres Navarre.


Percy Jackson e os Olimpianos


Rick Riordan, já sendo um premiado autor, contava histórias para Haley, um de seus filhos, antes de dormir. Não fazia pouco tempo que o menino havia sido diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade(TDAH), e mitologia grega era um dos poucos assuntos que o interessavam, enfim, o garoto pediu que ele criasse personagens e vários outros elementos fundamentais para uma história. Então, ele começou a contar histórias de um garoto tentando recuperar o raio-mestre de Zeus. Depois de três-noites contando a aventura, o seu filho disse que ele deveria escrever um livro, nascendo assim, um famoso nome no mundo literário chamado “Percy Jackson”.
Somente em junho de 1994 Rick Riordan terminou o manuscrito do primeiro livro, nomeado Ladrão de Raios. Em  junho de 1997 Rick Riordan assinou com a Bantam Books para preparar o livro para publicação e em 2004 o livro foi vendido para a Miramax Books, por uma quantia de dinheiro suficiente para fazer Rick deixar o emprego e se focar na escrita. Depois que foi lançado em 28 de julho de 2005, vendeu mais de 1,2 milhões de cópias. E assim decidiu escrever outras aventuras para o herói, sendo “Mar de Monstros”, “A Maldição do Titã”, "A Batalha do Labirinto" e “O Último Olimpiano”. Todos aqui publicados pela editora Intrínseca. 
Com direitos comprados pela 20th Century Fox, Ladrão de Raios virou filme e estreou nos cinemas em 12 de fevereiro de 2010, protagonizado por Logan Lerman. A sequência, Mar de Monstros, estreará nos cinemas neste ano. Rick Riordan assume não ter assistido ao filme e diz que não pretende.
 Outras obras...

Rick Riordan escreveu também uma trilogia sobre mitologia egípcia chamada “As Crônicas de Kane”, publicada aqui pela editora Intrínseca. Também escreveu a saga Os Heróis do Olimpo, que é uma franquia sequência do último livro de Percy Jackson (O Último Olimpiano), publicada no Brasil pela editora Intrínseca. Organizou e criou a saga The 39 Clues onde convidou diversos autores para escrever cada livro da série, apenas escrevendo o primeiro e o último; The 39 Clues tem direitos comprados para adaptação pela DreamWorks e data de estreia para 2014. O único livro sem sequência que Rick Riordan escreveu, chama-se Cold Springs, lançado no Brasil pela editora Record. O escritor tem atualmente 48 anos, e vive com sua mulher e seus dois filhos em San Antonio, Texas. Entre os próximos lançamentos do autor no Brasil, está o terceiro livro da saga Os Heróis do Olimpo, chamado A Marca de Atena e Os Diários do Semideus (tradução livre, sem tradução oficial ainda). Ambos estarão a venda nas livrarias em maio deste ano.
 

Alexandro Boaventura
Alexandro BoaventuraChama-se Alexandro, tem 14 anos e vive no Ceará. Grande fã de Jogos Vorazes e Percy Jackson. Nas horas livres está assistindo séries e filmes. Tem um gosto estranho por falar de si mesmo na terceira pessoa. Ainda não superou o fim de Friends e ainda tem esperanças de que John Green vá para um lugar chamado Brasil.


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog