Resenha - Morte Súbita, de J. K. Rowling


Título: Morte Súbita (The Casual Vacancy)
Autora: J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Número de Páginas: 501
ISBN: 978.85.209.3253.7
Skoob: Aqui

Olá, pessoal. Na resenha de hoje falarei sobre um dos livros mais aguardados de 2012. Morte Súbita, de J. K. Rowling.

Antes de tudo, tenho que dizer que Rowling se superou. Com esse livro, ela definitivamente deixa de ser somente a escritora de Harry Potter para ser uma escritora ainda maior.

Bom, imaginem uma pequena cidade. Uma cidade que, numa primeira visão, parece um lugar normal e pacato, na qual podemos identificar nossa própria cidade. Essa cidade é Pagford. Uma cidade como outra qualquer. Mas depois que Barry Fairbrother morre inesperadamente, as coisas começam a mudar.

O enredo se constrói em volta de um personagem principal ausente, porém, a morte em si não é um mistério. O que realmente importa é como os moradores de Pagford e das redondezas reagem a ela. A autora criou personagens mais humanos que nunca, suscetíveis a decisões desesperadas e a erros que mudam o rumo da história a cada capítulo.

Vi um comentário que achei super válido, que dizia que os personagens não são tão marcantes quanto na saga fantástica da autora. Realmente, todos eles têm suas qualidades, mas cada um tem um lado obscuro de suas vidas que acaba sendo revelado mais cedo ou mais tarde. Porém, no decorrer da trama, vemos que todos possuem uma história e um motivo para serem daquele jeito. E, de um jeito ou de outro, nos vemos retratados neles: pessoas comuns, com problemas.

Rowling vai além e faz uma pesada crítica contra a sociedade em geral, retratando problemas sérios que o governo ignora, como prostituição, tráfico de drogas, miséria, preconceito, estupro etc.

As primeiras páginas do livro podem ser um tanto entediantes para algumas pessoas mais impacientes, mas quando a coisa começa de verdade...

Ninguém narra tragédias melhor que Rowling. Ela tem uma elegância única, que nos faz sentir na pele a dor e o sofrimento do personagem. E esse livro é tragédia do começo ao fim. Se você acha que George Martin é cruel com seus personagens, Rowling vai acabar com você, assim como acabou comigo. No fim, foi difícil conter o choro.

Mas é claro que algumas pessoas podem se decepcionar. Vi muita gente reclamando da capa (realmente podia ser melhor, mas tem um significado) e do fim, mas eu acho que ele foi digno e não saiu da linha do resto da história. Porém, foi centrado demais em alguns personagens. Levando em consideração que a trama gira em torno de várias pessoas, é impossível não ter esse pensamento.

Morte Súbita não tem nada a ver com a saga Potter. É um livro adulto, cheio de palavrões e situações de desespero reais. A única magia que ele contém é a capacidade de nos deixar ávidos pela próxima página.

Na minha opinião, Morte Súbita é uma obra que retrata o retorno de J. K. Rowling, com uma escrita mais madura e, claro, adulta.

Gustavo Guilherme
Gustavo Guilherme Gustavo, ou simplesmente Gus, tem 16 anos e mora em São Paulo.
É órfão de Harry Potter, professor, pianista e futuro contador de histórias.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog