O Retorno do Jovem Príncipe - A. G. Roemmers

Título: O Retorno do Jovem Príncipe
Autor: A. G. Roemmers
Editora: Fontanar
Número de Páginas: 102
ISBN: 978-85-390-0312-9
Skoob: Clique Aqui

Digam o que quiserem, mas uma das minhas maiores vergonhas até um tempo atrás era não ter lido O Pequeno Príncipe. Todo mundo fala bem desse livro, alguns dizem que lê-lo é uma obrigação. Mas eu nunca tive a chance, até uns dias atrás. Uma amiga me emprestou, e fiquei surpreso quando ela também me deu a "continuação".

Bom, não é bem uma continuação. O autor é diferente, e a linha da história muda totalmente, mas nós voltamos a acompanhar o príncipe que vem do espaço em busca de respostas.
    
Nessa história, acompanhamos um homem que está viajando pelos caminhos inóspitos da Patagônia, quando avista um embrulho ao lado da estrada. Quando para o carro pra ver do que se trata, o homem (notem que esse homem não tem nome) vê que é um garoto envolto em cobertores, dormindo. Quando leva o jovem para o carro, ele dá início a uma aventura espiritual que o mudaria para sempre.

Assim, reencontramos o Pequeno Príncipe, que voltou à Terra pelo seu amigo aviador do primeiro livro. Mas antes de qualquer coisa, ele viaja com seu novo amigo e, sem querer, acaba transformando a vida dele e de quem quer que esteja lendo, se a pessoa deixar.

Escrito por um poeta argentino, O Retorno do Jovem Príncipe é repleto de lições de vida e ensinamentos preciosos. Colocando o amor acima de tudo, a história nos faz pensar e reconsiderar nossos conceitos e atitudes.

"As pessoas às vezes são como ostras. Tudo o que temos de fazer é esperar, até que elas entreguem a pérola que trazem no seu interior."

Metáforas, analogias e filosofias diversas não faltam nesse livro. Entretanto, me peguei várias vezes questionando o que estava lendo. Ao contrário do autor do primeiro volume, o argentino não conseguiu encaixar as ideias de uma forma que atingisse a todos da mesma maneira.  Porém, torno a dizer uma coisa que já disse aqui: os melhores livros são aqueles que nos fazem pensar.

 "Cem manuais sobre o amor não valem um único beijo, nem cem discursos sobre o amor, um único gesto amoroso."

Mas não posso deixar de dizer que O Retorno do Jovem Príncipe não possui o esplendor e, ao mesmo tempo, a simplicidade que O Pequeno Príncipe tem. Mas se você ler com carinho e atenção pode ver que é um bom livro, e pode aprender muita coisa com ele.


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog