Até o Ultimo Minuto - Um Dia


one day poster nacional
One Day 
EUA / Reino Unido , 2011 - 107 minutos 
Drama

Direção: 
Lone Scherfig

Roteiro: 
David Nicholls

Elenco: 
Anne Hathaway, Jim Sturgess, Romola Garai, Patricia Clarkson, Ken Stott




Acho incrível como algumas pessoas se deixam enganar por filmes românticos. Esse gênero, em um tempo remoto, surgiu como uma maneira de encarar o mundo através de um sentimentalismo exacerbado, tornando as situações mais doces, bonitas e suaves de se ver. Honestamente, eu não caio nessa armadilha.

O infortúnio do romance cinematográfico atual, do mesmo modo que alguns afirmam, é a deformação da realidade. Sendo a linguagem do cinema uma ferramenta de poder extenso e inspirador, filmes desse tipo utilizam-se de tal artifício para induzir os espectadores a acreditar que o tão cobiçado “final feliz” também pode acontecer a eles. Entretanto, é de conhecimento geral que a felicidade não chega a todos. E, nos casos mais deprimentes, jamais chegará.

Poucos são os filmes românticos que se salvam por apostar no lado verossímil da vida. (500) Dias com Ela é um belo exemplo disso. E, enfatizando uma produção mais recente, Um Dia segue pelo mesmo caminho.
um dia 31ago (233).JPG
Em 15 de julho de 1988, Emma Morley (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) são apresentados apropriadamente após a formatura da faculdade. Ela alimenta a ambição de deixar sua marca no mundo; ele está disposto a degustar de todos os prazeres que o mundo tem a oferecer. Depois de uma tentativa frustrada de fazer amor, ambos estabelecem uma amizade e, a partir daí, em todos os dias 15 do mês de julho dos anos que se seguem, eles se reencontram.




O que torna a trama interessante é observar os altos e baixos da vida dos personagens; a cada encontro, eles estão modificados por algum trauma, triunfo ou um novo propósito. A cada ano, revelam o lado poético e miserável de nossa insignificante existência, e as atuações de Hathaway e Sturgess reforçam essa perspectiva cruel e verídica.

O longa, dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig (de Educação), é uma adaptação da obra de David Nicholls, publicada no Brasil por meio da editora Intrínseca. O livro já é descrito por muitos como um clássico da literatura moderna, o que talvez explique o final nem um pouco alegre.

um dia 31ago (184).JPG
Pessoas que se deixam levar pelo sentimentalismo provavelmente vão derramar lágrimas no desfecho de Um Dia. O mérito da película reside no fato de mostrar a realidade de uma forma crua e melancólica, transmitindo, inclusive, uma monotonia em certos trechos. No frigir dos ovos, é possível que o romantismo tenha sido criado para esta finalidade: fugir de uma verdade feia e insuportável. A zona de conforto dos sonhadores e despreparados.  





Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog