|Resenha| O Clã dos Magos - Trudi Canavan



Título: O Clã dos Magos
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 446
ISBN9788581630007
Skoob:  Clique Aqui



O Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia do Mago Negro, lançado pela Novo Conceito.  Escrita pela Australiana Trudi Canavan, considerada como uma das melhores do gênero de ficção/fantasia. Este livro me chamou a atenção logo quando foi anunciado seu lançamento, mas ele esperou um pouco na lista.

No mundo criado pela Trudi, há uma cidade chamada Imardin, uma cidade construída na era Medieval, com Reis, Castelos, e Magos.  Após uma explosão na montanha ao norte de Imardin, a população dessa cidade se viu no desespero, sem abrigo, sem parentes, sem comida nem água. Para amenizar esta condição foram mandados alimentos e água a mando do Rei. Mas não foi o suficiente. Com o desespero, medo, fome e sede; as gangues se formaram, e saques em lojas e comércios começaram a ameaçar a vida do resto do povo de Imardin. Quando o perigo não poderia mais ser mascarado, o Rei ordenou ao Clã dos Magos que de tempo em tempo fizessem uma purificação – expulsar os mendigos e as gangues da cidade. Mas um dia alguém se revoltaria a essa já virada tradição, alguém um dia irá dizer ‘basta’.


Anos depois, uma jovem favelada, cujo nome é Sonea, se vê de frente ao escudo criado para proteger os Magos durante a Purificação, ao ver pessoas sendo despejados da cidade, mendigos sendo arrastados, Sonea joga uma pedra, mesmo sabendo que não irá ultrapassar aquele escudo, mas queria jogar, queria demonstrar a ira, a angústia que sentia. Mas para a surpresa de Sonea, dos Magos e de toda Imardin, a pedra ultrapassa o escudo, e não só atinge o mago na cabeça, como também muda todo o futuro de Sonea.

"Erguendo os olhos novamente para os magos, ela estremeceu. Nunca tivera tão próxima deles, nem tivera a oportunidade de dar uma boa olhada neles." Pág. 23

Narrado muito bem em 3ª pessoa mostra os dois lados da moeda, podemos ver as ações de Sonea e dos Magos a procura dela. A Trudi descreve muito bem os cenários medievais, o enredo é bem desenvolvido, não se perde no meio do livro. Mas a tradução fica a desejar, algumas gírias não faz mal a nenhum livro, mas se em toda as páginas podemos ver uma gíria, fica repetitivo e cansativo. Outro ponto que deve ser discutido é a primeira parte do livro do total de duas. A autora nesta primeira parte demora um pouco dá uma engajada na leitura, ela desenrola os fatos lentamente, isso cansa, mas ela consegue mudar totalmente esse rumo tomado na segunda parte. O livro não foca necessariamente em uum romance, e isso é bom para quem busca algo mais mágico, fantasioso, que busque focar só nestes gêneros mesmo.

Um livro que cativa os leitores, um pouco lento para ter a sua atenção, mas quando consegue do leitor o interesse, não consegue mais largar o livro.

Com o lançamento ainda neste ano, a continuação ‘A Aprendiz’ irá ser lançado pela Novo Conceito e muitos fãs da trilogia estão muito ansiosos pelo lançamento, inclusive eu.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog