Harry Potter: Relíquias da Morte - Parte 1




Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1 
EUA / Inglaterra , 2010 - 146 min. 
Drama / Fantasia / Suspense

Direção: 
David Yates

Roteiro: 
Steve Kloves

Elenco: 
Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Ralph Fiennes, Helena Bonham Carter, Bill Nighy, Richard Griffiths, Harry Melling, Julie Walters, Bonnie Wright, Fiona Shaw, Alan Rickman, Carolyn Pickles, Toby Jones, Robbie Coltrane, Brendan Gleeson, James Phelps, Oliver Phelps, Mark Williams, George Harris, Andy Linden, Mundungus Fletcher, Domhnall Gleeson, Clémence Poésy, Natalia Tena, Evanna Lynch, Rhys Ifans, Matthew Lewis, David Thewlis, John Hurt


Como diria o Oráculo de Matrix: "Tudo aquilo que tem um começo, tem um fim". E eu sabia que o fim iria chegar. Aliás, tanto eu quanto os milhares de fãs espalhados pelo mundo. E mesmo que já soubéssemos como terminaria, mesmo que já tenhamos a consciência do que o destino reserva à cada personagem, esperamos ansiosos para o desfecho cinematográfico desta grande história. É a hora de colocar o ponto final em tudo e dar um passo à frente ao caminho que muitos ainda hesitam em trilhar, pois Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 é o início do fim.

Perdoem o meu sentimentalismo, mas quando recordo dos diversos dias e noites que passei lendo as centenas de páginas dos 7 volumes da obra de J.K. Rowling, percebo como o tempo passou. Comecei essa jornada com 13 anos e a finalizei aos 19, portanto, é no mínimo sensato admitir que as aventuras do menino bruxo foram o grande refúgio de um adolescente magricela, inseguro, tímido e sonhador de outrora. E foi com o coração apertado, com a expectativa à flor da pele e com o gostoso clima nostálgico, que vislumbrei o primeiro capítulo do derradeiro final, o qual é muito fiel à sua obra. E após o término da exibição, pude refletir com o mais sincero dos pensamentos: cada minuto gasto de leitura valeu a pena.


Acho que já é de conhecimento mundial que Harry Potter é um bruxo. Não farei um resumo de cada filme/obra, porém tentarei explanar o quadro geral. Aos 11 anos, além de descobrir que é um bruxo, Harry (Daniel Radcliffe) também aprende que seus pais foram assassinados por Voldemort (Ralph Fiennes), o bruxo mais malévolo de toda a História. Ao adentrar nos portões da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde, no espaço de 7 anos, será treinado para se tornar um bruxo habilidoso, ele enfrenta desafios que, coincidentemente ou não, quase sempre estão envolvidos ao seu misterioso passado e trágico destino. Contando, é claro, com a ajuda dos amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson).

É muito interessante ver como os filmes de Harry Potter evoluíram. Aquilo que começou infantil tornou-se dramático e Relíquias da Morte.1 veio para fortalecer ainda mais essa ideia. A partir do terceiro filme a saga passou a ganhar uma tonalidade diferente, mas foi com a chegada do diretor David Yates, responsável pelo quinto e sexto filme, que a série passou a amadurecer com aspectos mais sombrios. A dramaticidade, a morte de personagens queridos, a relação do trio cada vez mais intensificada pela amizade transformaram-se em prato cheio nas mãos do diretor, que aqui nos mostra seu trunfo maior; Relíquias da Morte é, na verdade, o prato principal de uma ceia bastante farta.

Relíquias da Morte – Parte 1 é um filme dramático e algumas das cenas ali produzidas são inapropriadas para menores de 10 anos. Há sangue, há tortura, há morte. Há cenas tocantes também, bonitas de se ver. Neste penúltimo capítulo, Harry, Rony e Hermione partem em uma viagem incerta à procura das horcruxes de Voldemort; objetos que guardam fragmentos da alma do Lorde das Trevas, e que uma vez destruídos põem fim à sua imortalidade. Só que desta vez o trio está fora dos muros de Hogwarts, e para enfrentar o mundo real será preciso agir com muita cautela.
Voldemort está no apogeu de seus dias. Seus servos se infiltraram em cada camada da sociedade bruxa, inclusive em Hogwarts. Aqueles que não são bruxos de sangue estão sendo caçados e são vistos como a escória do mundo mágico. Harry torna-se o Indesejável Número Um, sua cabeça está a prêmio e a cada lugar que o trio arma sua barraca, o inesperado está à espreita. É perceptível o empenho de cada ator, do diretor e de todos que participaram da produção, visto que essa foi a última chance de mostrar o potencial da franquia.

A Parte 2 será postada aqui na semana que vem, finalizando toda a história e dando adeus aos tantos fãs que há mais de 10 anos acompanham a trajetória de Harry e sua batalha pela sobrevivência contra Voldemort. As pontas soltas serão amarradas e nada restará a não ser saudade. O verdadeiro final está próximo. E estaremos preparados para o que for, quando ele vier. 

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog