Livros e suas Adaptações #2



Olá, pessoal! Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pelo atraso do post e da falta de resenhas. Fiquei um bom tempo lendo A Tormenta de Espadas e não vou resenhá-lo porque nem todo mundo ficaria animado com o tamanho dele. E além disso, o tempo de provas voltou então não estou tendo muito tempo... mas vou continuar por aqui, nem que seja com menos frequência.

Bom, aqui está o meu singelo comentário sobre uma adaptação cinematográfica. Dessa vez será sobre o filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar da trilogia O Senhor dos Anéis, uma das obra de fantasia mais conhecidas de todos os tempos.

Os livros, escritos por J.R.R. Tolkien entre 1937 e 1949, foram publicados em 1954, mas foi somente em 2001 que a obra foi adaptada para o cinema.


Tive a oportunidade de ler A Sociedade do Anel nessas férias. A história é incrível, iniciada por um extenso prólogo contando com detalhes a vida e costumes dos hobbits, chamado A respeito de hobbits. Por causa dele a história só começa de fato lá pela página 25.

Para os menos pacientes e não simpatizantes do estilo, não é um livro fácil de ler. Tolkien descreve detalhadamente cada cena, deixando o leitor completamente ciente da situação. Pra mim, a história é enriquecida com esses pormenores. Mas, às vezes, chegamos a pensar numa frase que li em algum lugar recentemente: pra falar que o Frodo atravessou a rua, o cara leva mais de dez páginas...

Assisti ao filme há muitos anos atrás, então precisei refrescar a memória antes de sentar e escrever aqui. Baixei e assisti, mas não contava com a sua longa duração (mais um motivo para o atraso do post). E, apesar de estarmos falando de um dos maiores livros do século XX, devo confessar pra vocês que eu gostei mais do filme. Tá, isso nunca tinha acontecido, mas é assim.

Fiquei muito impressionado com a exatidão do filme em relação ao livro. Os roteiristas não esqueceram nem dos menores detalhes, como nos lugares (a casa dos hobbits são exatamente como descritas no livro), as falas e até mesmo o portão de Moria é igual ao do desenho que há no livro.

Na minha opinião, a diferença mais gritante entre as duas obras é o tempo. No livro, as coisas demoram anos para acontecer. Passam dezenas de anos até Gandalf voltar ao Condado depois da sua primeira visita, os personagens passam dias em Valfenda e até semanas em Lothlórien. No filme, mal percebemos a sua estadia.

Um detalhe que me incomodou, tanto no livro quanto na sua adaptação, foi o fato de Frodo aceitar a missão de portar o anel rápido demais. Na minha opinião, ninguém aceitaria tão rapidamente ir até o lugar mais perigoso do mundo para destruir um objeto que é procurado por forças malignas. No entanto, o hobbit se oferece tão rapidamente que chega a incomodar.

Particularmente, eu gostaria que a floresta dos Elfos fosse mais mostrada. Vemos o lugar tão brevemente, e no livro ele é tão explorado que cheguei a me decepcionar.

As diferenças do livro não afetam a história diretamente, mas algumas delas são bem fortes. Por exemplo, o destaque que Arwen ganha na adaptação. Não entendi isso.

Um ponto que achei interessante foi que vemos a luta de Gandalf e Saruman. No livro, Gandalf só diz que não encontrou Frodo na estalagem porque foi mantido prisioneiro. No filme, nos é mostrado a captura do mago por Saruman. A luta se resume a... hm, aos dois magos sendo arremessados loucamente de um lado para o outro, mas mesmo assim é uma cena impactante.

Em suma, é um filme extremamente fiel ao livro, que conta a história da Sociedade tão bem quanto a obra literária, com uma atmosfera incrível digna de todos os Oscar que ganhou.

Dados do filme
Título: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Lançamento: 1 de janeiro de 2002
Diretor: Peter Jackson (King Kong, Um Olhar do Paraíso)
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Orlando Bloom, Sean Astin, Christopher Lee etc.
Download: aqui

Dados do livro
Autor: Sir John Ronald Reuel Tolkien
Número de páginas: 566
Lançamento: 1954
Editora: Martins Fontes




Gustavo Guilherme
Gustavo Guilherme
Gustavo, ou simplesmente Gus, tem 15 anos e mora em São Paulo. É órfão de Harry Potter, Lufano, professor, pianista e sinestésico. Antissocial, tranca-se no quarto por horas para ler e ouvir música. Nutre o sonho de viajar pelo mundo e ser escritor, e já começou a tecer suas próprias histórias.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog