Até o Ultimo Minuto - Clube da Luta





"Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e astros do rock. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito , muito revoltados".

É preciso que uma coisa fique clara: a primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta. Sendo assim, não me envergonho em quebrar tal tradição, uma vez que o conceito criado pelo senhor Durden perpassou gerações de leitores e espectadores, compelindo-os a enxergar a vida de uma forma diferente; olhar para coisas que antes pareciam invisíveis e realizar proezas sádicas e subversivas. 


Homens que se libertam por meio da violência

De fato, Clube da Luta tornou-se um clássico da literatura e do cinema. O livro, publicado em 1996 lá fora e escrito por Chuck Palahniuk, foi relançado no Brasil recentemente pela editora LEYA. Embora não conhecesse a obra e tenha visto o filme primeiro, é incontestável que a adaptação cinematográfica preservou a essência do conteúdo central, causando, em muitas cenas, uma epifania catártica brutal. E fico muito feliz em dizer que, ainda que tenham suas sutis dicotomias, as duas obras se completam.    


Clube da Luta é um longa de 1999, dirigido por David Fincher (mesmo diretor de A Rede Social) e estrelado por Brad Pitt e Edward Norton. O surpreendente do filme é que a luta funciona como um dos elementos principais, porém não é o que sustenta o enredo; ela é uma bengala que exerce o seu papel até um dado momento, permitindo que em seguida a história ande com suas próprias pernas e siga por caminhos imprevisíveis.

Norton encarna a um personagem-narrador sem nome, cuja vida se resume ao trabalho e ao consumo de produtos sofisticados que estão na moda ou que simplesmente chamam a atenção. Ele sofre de uma insônia terrível e recebe um conselho para participar de grupos de apoio. Lá ele não encontra apenas a cura para insônia, mas também a fuga da solidão. Ele ganha carinho e atenção de pessoas infelizes e descobre como um abraço reconfortante pode ser tornar um vício.

A tragédia: seu apartamento explode misteriosamente com todas as coisas que o faziam sentir-se perto da perfeição. Ele concentra-se no trabalho e, em uma viagem de negócios, conhece Tyler Durden (Pitt, em uma atuação sensacional), um homem que fabrica e vende sabonetes. Ambos tomam cerveja, conversam e logo depois começam a brigar. Eles sentem prazer em espancar um ao outro e passam a fazê-lo todo fim de semana, atraindo a atenção de várias pessoas. E assim nasce o Clube da Luta, composto por homens que se reúnem no porão de um bar com o intuito de extravasar, na base da violência, todas as frustrações de suas vidas patéticas.

O clube se torna uma válvula de escape, uma forma de escapar da realidade sufocante, uma maneira de atingir o potencial máximo através de socos e chutes. E fica evidente e muito mais intenso para o narrador, visto que o grupo de apoio do qual fazia parte não lhe dava aquela sensação de liberdade, o sabor de sentir a vida. O problema é que Tyler é um visionário; ele enxerga no clube uma oportunidade de revolução, de mudar a história, e, por meio de discursos persuasivos e suaves, passa a montar uma facção. Todos veneram Tyler, todos obedecem a Tyler, todos o veem como um salvador que os despertou para a vida real. O Clube da Luta cresce, evolui, e cria uma ramificação chamada Projeto Destruição. O objetivo desse projeto é derrubar o sistema capitalista e libertar os consumidores do sacrifício de pagar dívidas.

É por meio do terrorismo e vandalismo que o exército de Tyler aumenta e cruza as grandes cidades do país. A meta é alcançar o caos. O personagem de Norton percebe que Tyler transformou-se no líder de uma rebelião iminente. Clube da Luta é inteligente por não se tratar apenas de luta. Nele há claramente discursos políticos, filosóficos, uma sátira social gigantesca e a ideia de que a loucura é a saída para tudo. Portanto, um aviso: caso tenha se interessado e hoje seja a sua primeira vez no Clube da Luta, você tem que lutar. Boa sorte.   

Primeiro, você tem que se entregar. Primeiro você tem que saber, não temer. Saber que um dia você vai morrer. Só depois de perder tudo é que estamos livres para fazer qualquer coisa”. 



________________________________________________________________________
Leonardo Da Vinci
Leonardo
Leonardo da Vinci Figueiredo da Cunha, 24 anos, graduado em Letras pela Universidade Potiguar, habilitado em Língua Portuguesa e Literatura. Revisor, escritor, ator nas horas vagas e proprietário do blog Menino das Letras, onde expõe resenhas de filmes e livros. Reside atualmente em Natal, Rio Grande do Norte.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog