|Resenha| O Sonho de Eva - Chico Anes


Título: O Sonho de Eva
AutorChico Anes
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 304
ISBN9788581630069
Skoob:  Clique Aqui


Literatura Brasileira, não é muito apreciada em certo país – dou um chocolate para quem descobrir qual país – ganhou quem falou Brasil... Sim a literatura dos próprios autores do país não é muito prestigiada. – Sei que isso vem mudando com alguns projetos sendo realizados para que essa realidade mude, pois tem boas obras literárias brasileiras, e já posso adiantar que O Sonho de Eva é uma delas.

Ambientada em um cenário dinâmico – São Paulo, Salvador, Viena– em um tempo cronológico não dito pelo autor – achei estranho, pois o livro poderia se passar no ano de 2012, ou 8054, ou ano 3000, o que sua imaginação falasse -.

Neste mundo criado pelo autor Chico Anes, os sonhos poderiam se tornar lúcidos, ou seja, a mesma realidade que é mundo quando acordados, pode ser dormindo (as mesmas sensações, prazeres, sentidos etc) – no livro é citado que o mesmo prazer que sentimos no sexo ‘real’, ou seja, acordados, podemos sentir dormindo, no sonho lúcido; daí uma das personagens cita que queria experimentar fazer sexo com um homem dos sonhos dela – estava lendo essa parte altas horas da madrugada, já embriagado de sono coloquei o livro na cabeceira da cama e depois só me ouvi dizendo “ Jennifer Lawrence, venha  para um noite de prazer” .


Essa ideia de no sonho ter a mesma realidade no mundo acordado, me chamou muito a atenção, aliás, toda a narrativa do Chico Anes prende o leitor em sua história, em uma narrativa de suspense que te faz ficar lendo Até a Ultima Página – o nome do blog, entenderam o trocadilho??..hehehe .

Logo após o término de sua conferência em Viena sobre sonhos lúcidos, Eva recebe a triste notícia de falecimento da sua irmã Ana, e o desaparecimento de seu filho. E Eva desconfia de que alguma forma esses dois acontecimentos tem uma ligação. E ela fará disso sua motivação de viver, buscar resposta por estes acontecimentos, quem causou, e porque causou.
Achei um pouco exagerado da parte do autor tornar a personagem Eva uma verdadeira deusa – todos tinham uma atração por ela, homem, mulher, criança, cachorro, periquito, papagaio – eu sei que as mulheres brasileiras são bonitas, mas reforçar isso a cada página lida exagerou um pouco.

No geral, as conversas entre os personagens são rápidas e intrigantes, seus comportamentos são bem reais, conseguem transmitir ao leitor suas angústias, medos, tristezas, de um modo que literalmente você se sente na pele do personagem. Uma parte muito boa do livro é que os capítulos são subdivididos em uns subcapítulos, assim quando estava entrando no clímax da história o subcapítulo terminava e ia para outro. 

Foi uma estratégia terrivelmente brilhante, terrível para os leitores, pois são madrugadas adentro lendo para descobrir o que vai acontecer. O modo em que o autor relaciona os sonhos e jogo eletrônico é muito interessante. O final poderia ter sido elaborado um pouco melhor.

Suspense, romance, psicologia, sonhos tudo isso e mais está no livro O Sonho de Eva, mais um livro nacional que mostra que a literatura brasileira pode competir no mercado com a literatura estrangeira.

Só tome um cuidado, pois dormir pode ser um jogo perigoso, mas a ideia de jogá-lo pode ser interessante.

VALENDO TOP COMENTARISTA


Ideval JúniorIdeval Júnior

Resenhista e fundador do blog 'Até a Ultima Página'. sou somente um garoto caseiro, que tem como os livros, irmãos, gostaria de dividir a cama com a Jennifer Lawrence. E leva sempre consigo a frase "Mesmo se as chances forem um em um milhão, lembre-se, HÁ UMA"

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog