Livros e suas Adaptações #1

Olá, leitores do blog! Tenho uma novidade. A partir de hoje estarei escrevendo pra vocês sobre adaptações cinematográficas dos nossos queridos livros, e tentarei deixá-los o mais atualizados que eu conseguir sobre esse tema.

Particularmente, eu não gosto de comparar um livro com o filme. É totalmente injusto, uma vez que o autor tem liberdade total com o número de páginas (vide George Martin), enquanto o diretor tem duas, no máximo três horas para fazer uma boa adaptação. Entretanto, é quase impossível não fazer essa comparação. E será aqui que criaremos um espaço pra discutir sobre várias adaptações. Vamos?

Comecemos falando das adaptações dos livros de Sir Arthur Conan Doyle, o homem que criou o ilustre detetive Sherlock Holmes.



Quem nunca ouviu falar desse incrível personagem, que resolve crimes em Londres só pelo prazer do ato, usando suas habilidades dedutivas quase paranormais? O fato é que não precisa ler os contos para saber o quão brilhante Sherlock é.

Os livros e contos já tiveram várias adaptações, mas vamos falar dos dois últimos filmes: Sherlock Holmes e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, e também da série Sherlock.



Todos esses foram baseados em vários livros do personagem, principalmente a série. Mas os filmes tem uma característica que, na minha opinião, foi bem cativante: o diretor conseguiu explicar detalhadamente como Sherlock e seu parceiro, Dr. Watson, solucionam os crimes. Isso, junto com o fato de o jeito de pensar do detetive ser revelado, nos dá uma experiência muito próxima do filme.

A escolha dos atores, nos filmes, foi bem feita, na minha opinião. Robert Downey Jr. é um homem que se encaixa bem na primeira descrição de Sherlock Holmes, feita em 1888.



Media em torno de um e oitenta de altura, mas era tão magro que dava
impressão de ser ainda mais alto. Seu olhar era aguçado e penetrante, a não ser
naqueles períodos de torpor a que já me referi. O nariz, fino e adunco como o de um
falcão, dava ao semblante um ar de vivacidade e decisão. Também o queixo,
quadrado e proeminente, caracterizava-o como homem de determinação. Suas
mãos estavam sempre manchadas com tinta e produtos químicos, mas seu toque
era muito delicado, conforme pude observar inúmeras vezes, enquanto ele
manipulava seus frágeis instrumentos de alquimista.
 -Um Estudo em Vermelho

Outra coisa que eu achei muito interessante nos filmes é a aparição de Irene Adler, a única mulher que já derrotou Sherlock Holmes. Há quem diga que Holmes se apaixona por ela, mas eu discordo. "Aos seus olhos, ela ofuscava todas as outras mulheres, sobressaindo entre elas. Não porque sentisse por Irene Adler algo parecido com o amor. Sua inteligência fria e precisa, porém admiravelmente equilibrada, abominava todas as emoções, em especial o amor. [...] Todavia, uma mulher o impressionou: a mulher, Irene Adler, que deixou uma lembrança duvidosa e discutível." Pra mim, ela atua como um símbolo que representa a fragilidade de Sherlock, mesmo que ela esteja um tanto oculta das pessoas, até mesmo dele.

A única coisa que não me agradou totalmente nos filmes foi Mycroft Holmes, irmão de Sherlock. Nos livros, ele parece uma pessoa distante do irmão, que não se envolve muito com os casos do irmão mais novo. Nos filmes, ele ajuda Sherlock, como se fossem bem próximos.

Aparentemente, em 2014 outro filme da série será lançado.

A série Sherlock, iniciada em 2010, retrata a vida de Holmes e Watson com ainda mais clareza, na minha opinião. Além de serem mostrados os crimes e suas soluções, somos apresentados à vida cotidiana dos dois, conhecemos sua casa e a Sra. Hudson, a senhoria da casa que Holmes divide com Watson.

O modo como os pensamentos de Sherlock são mostrados na série é, em relação aos filmes, ainda mais verossimilhante com a descrição dos livros. É mostrado em detalhes como Sherlock deduz a vida inteira de uma pessoa somente observando por poucos segundos. Desse modo, tudo contribui para a resolução dos crimes, até mesmo os produtos que se encontram no banheiro de uma pessoa, como vemos em um episódio.

A escolha dos intérpretes, no entando, deixou a desejar. Benedict Cumberbatch não se assemelha muito a Sherlock, mas isso não diminui a qualidade da série.

A série também é baseada nos livros de Sir Arthur, como podemos perceber pelo nome do primeiro episódio, "A Study in Pink". Todos os seguintes seguem o mesmo padrão: baseados nos livros e transformados em contos contemporâneos, como se a dupla tivesse existido nos tempos modernos.

Falando na modernidade da série, um ponto interessante foi o fato de Watson publicar seus relatos dos crimes num blog. Já que o primeiro Watson publicava os mesmos em livros, esse fato contribui para a modernização dos contos de Sherlock Holmes.

A série conta com duas temporadas com três episódios cada, todos com cerca de uma hora e meia de duração. Um terceira temporada está confirmada para 2013.

Resumindo tudo, as adaptações foram bem feitas, com bons atores e uma dinâmica que permite acompanhar o raciocínio do detetive. Na medida do possível, claro.


Dados:

Livros
Autor - Sir Arthur Conan Doyle
Número de páginas - vários
Editora - várias

Filmes
Sherlock Holmes
Lançamento - 8 de agosto de 2010
Diretor - Guy Ritchie
Gênero - Ação, Aventura
Elenco - Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Eddie Marsan
Download

Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras
Lançamento - 13 de janeiro de 2012
Diretor - Guy Ritchie
Gênero - Ação, Aventura
Elenco - Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Jared Harris, Kelly Reilly
Download

Série - Sherlock
Transmissão - 25 de julho de 2012 ~ Presente
Criadores - Steven Moffat, Mark Gatiss
Diretores - Toby Haynes, Euros Lyn, Paul McGuigan
Gênero - Mistério, Drama Criminal
Elenco - Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Rupert Graves, Mark Gatiss
Download 




Gustavo Guilherme
Gustavo Guilherme Gustavo, ou simplesmente Gus, tem 15 anos e mora em São Paulo. É órfão de Harry Potter, Lufano, professor, pianista e sinestésico. Antissocial, tranca-se no quarto por horas para ler e ouvir música. Nutre o sonho de viajar pelo mundo e ser escritor, e já começou a tecer suas próprias histórias.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog