Até o Ultimo Minuto - Jogos Vorazes

"Esta é a mais nova coluna do blog, onde o foco é o filme, veja as críticas de vários filmes de gêneros variados."



Hunger Games 
EUA , 2012 - 142 min. 
Ação / Drama / Ficção científica

Direção: 
Gary Ross

Roteiro: 
Billy Ray, Gary Ross, Suzanne Collins

Elenco: 
Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Stanley Tucci, Wes Bentley, Willow Shields, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Toby Jones, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, Lenny Kravitz, Sandra Ellis Lafferty, Paula Malcomson, Rhoda Griffis, Sandino Moya, Raiko Bowman, Dwayne Boyd, Anthony Reynolds, Judd Lormand, Kimiko Gelman, Nelson Ascencio, Brooke Bundy, Amandla Stenberg, Dayo Okeniyi, Leven Rambin,Jack Quaid, Latarsha Rose, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman, Ian Nelson, Kalia Prescott, Ethan Jamieson, Jacqueline Emerson, Mackenzie Lintz, Annie Thurman, Dakota Hood, Amber Chaney, Karan Kendrick, Shane Biseell, Katie Kneeland, Steve Coulter, Sharon Morris, Tim Taylor, John Ross, Phillip Troy Linger




Que comecem os Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor”.
Muitas pessoas afirmam que programas de TV, ao em vez de cumprir com a única função de entreter, causam efeitos sobre a sociedade que vão muito além de hábitos metódicos. Reinventar a realidade, maquiar os acontecimentos e recortar a verdade são ferramentas que a Mídia utiliza para manipular o povo. Para ela, o entretenimento é a menor das preocupações.

Temas similares a este podem ser vistos em V de Vingança e O Show de Truman, onde o público tem o aparelho televisivo como uma janela para observar o que acontece no mundo. Quando ouvi falar que Jogos Vorazes entraria no circuito cinematográfico com a promessa de ser “o novo Crepúsculo”, eu pensei: ‘Meu Deus, vão jogar mais fezes no ventilador’. Entretanto, ao assistir o filme, constatei não somente que minha visão estava equivocada, mas também que o longa é muito mais superior à saga vampiresca.
Ambientada no futuro, a trama acontece na nação de Panem, mais conhecida anteriormente como Estados Unidos. Panem é monopolizada por uma rica cidade, a Capital, a qual é rodeada por 12 Distritos inferiores e subordinados. A heroína da história, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), reside no décimo segundo Distrito com sua mãe e a irmã, Prim.

Anualmente, a Capital oferece aos Distritos a oportunidade de receber comida de qualidade durante um ano (daí o título do filme que, na tradução literal, seria Jogos da Fome). Apenas um vitorioso é aceito, então todos os Distritos precisam indicar casais de jovens, entre 12 e 18 anos, para competirem nos Jogos Vorazes. Vinte e quatro participantes, um sobrevivente.

Em meio ao sorteio dos integrantes do Distrito 12, Katniss se oferece como Tributo para salvar a irmã. Em uma arena repleta de ciladas, ela e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) tentam se ajudar, enquanto os outros competidores matam uns aos outros. Esse espetáculo doentio é transmitido para todo o país.

Baseado na obra de Suzanne Collins, Jogos Vorazes é primeiro livro de uma trilogia publicada no Brasil pela editora Rocco. O filme foi dirigido por Gary Ross e a própria autora participou da construção do roteiro. O interessante em Jogos Vorazes não é apenas observar o programa de TV manipular seus participantes, fazendo com que entrem em conflitos muitas vezes desnecessários. A mensagem é muito mais assustadora.  


"O filme faz uma crítica à nossa natureza sádica, ao fato de gostarmos de ver a desgraça alheia. Os produtores do programa, ao criarem determinadas situações, forçam os jovens tributos a realizarem feitos que o público aguarda ansiosamente. Por questões etárias, as mortes não são mostradas com detalhes, mas isso não interfere na seriedade que a história impõe. Os Jogos Vorazes começaram, e garanto que todos precisam se preparar. Que a sorte esteja a nosso favor."

Leonardo Da Vinci

LeonardoLeonardo da Vinci Figueiredo da Cunha, 24 anos, graduado em Letras pela Universidade Potiguar, habilitado em Língua Portuguesa e Literatura. Revisor, escritor, ator nas horas vagas e proprietário do blog Menino das Letras, onde expõe resenhas de filmes e livros. Reside atualmente em Natal, Rio Grande do Norte.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog