Até o Ultimo Minuto - A Invenção de Hugo Cabret


Hugo 
EUA , 2011 - 126 minutos 
Aventura / Drama

Direção: 
Martin Scorsese

Roteiro: 
John Logan, Brian Selznick (livro)

Elenco: 
Asa Butterfield, Ben Kingsley, Chloë Moretz, Sacha Baron Cohen, Helen McCrory, Christopher Lee, Michael Stuhlbarg, Emily Mortimer, Jude Law, Richard Griffiths, Frances de la Tour, Ray Winstone



"Tudo tem um propósito. Até as máquinas. Os relógios dizem as horas. Os trens levam a lugares. Servem a seus propósitos. Por isso máquinas quebradas me deixam triste. Não servem a seus propósitos. Talvez seja assim com as pessoas. Perder o nosso propósito é como estar quebrado".


Nos tempos em que filmes mudos, de preferência os de formato preto e branco, eram introduzidos lentamente no cotidiano de uma sociedade que mantinha a atenção voltada somente para os avanços mecânicos, deparar-se com uma tela transmitindo a arte imitando a vida era muito mais do que inovador: era mágico. Hoje, esse encantamento ganha camadas mais profundas com o auxílio da computação gráfica e da tecnologia tridimensional, propiciando ao jovem recém-cinéfilo uma experiência tão fantástica quanto àquela que os pioneiros tiveram a honra de sentir.




Em A Invenção de Hugo Cabret, o cineasta Martin Scorsese (diretor dos aclamados O Aviador, Os Infiltrados e A Ilha do Medo) faz a fusão do novo com o antigo, homenageando os primórdios do cinema em sua estreia no universo infantil, ao passo que também concretiza sua primeira obra filmada exclusivamente para o lúdico 3D.

Ambientada na década de 1930, na cidade de Paris, grande parte da trama gira em torno da estação de trem e dos relógios precisos que marcam o momento da chegada e da partida de cada locomotiva. O responsável pela sincronia do tempo é Hugo Cabret (Asa Butterfield), um garoto órfão que vive nas paredes da estação observando, entre os ponteiros, as lojas e seus funcionários.

Hugo é fanático por consertar coisas e guarda consigo um velho autômato do seu falecido pai, na esperança de fazê-lo voltar a funcionar e revelar os mistérios contidos em suas engrenagens. Nessa busca por respostas, ele conhece Isabelle (Chlöe Grace Moretz), afilhada de George Méliès (Ben Kingsley), uma garota que sonha viver aventuras que apenas conhece em livros.



Juntos, eles embarcam no fascínio do cinema mudo e tentam descobrir a relação do autômato de Hugo com o misterioso passado de George Méliès. Uma jornada repleta de ilusão, sonhos, amor e reflexões a respeito do sentido de viver.

O longa é baseado no livro de Brian Selznick e liderou a corrida pelo Oscar com 11 indicações, incluindo para Melhor Filme e Melhor Diretor. Além de explorar as raízes do cinema, citando exemplos como o fato dos irmãos Lumière terem sido os criadores da sétima arte, Scorsese também enaltece a importância da vida e obra de Méliès, algo que todo cinéfilo deveria procurar saber.

Sendo assim, A Invenção de Hugo Cabret apresenta à nova geração de amantes do cinema não só os bastidores e os segredos por trás de um filme, mas também que a essência dessa máquina de fazer sonhos vai muito além de objetos sendo lançados em direção à plateia. Uma invenção cujas engrenagens vêm alimentando desejos e imaginações, e que, para aqueles dedicados à arte, revelam o propósito de existir.

Leonardo Da Vinci
Leonardo
Leonardo da Vinci Figueiredo da Cunha, 24 anos, graduado em Letras pela Universidade Potiguar, habilitado em Língua Portuguesa e Literatura. Revisor, escritor, ator nas horas vagas e proprietário do blog Menino das Letras, onde expõe resenhas de filmes e livros. Reside atualmente em Natal, Rio Grande do Norte.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog