{Resenha} As Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin

Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Ano: 2010 e 2011
Número de Páginas: 592 e 656










Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem.Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.


Olá, leitores! Espero que estejam bem. Antes da resenha de hoje, quero fazer um pedido. Gostaria de saber se eu já realmente motivei alguém a ler um livro que resenhei aqui. Se não, o que eu ainda estou fazendo aqui, não é? Se sim, deixe nos comentários, por favor.

E sim, eu não postei nada semana passada. Não, eu não esqueci de vocês. O que aconteceu foi o seguinte: eu queria terminar de ler o segundo livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo, pra resenhar pra vocês. Prevejo mais uma resenha gigante pra vocês... Já que consegui terminar, vamos lá?

A série é formada, até agora, por cinco livros. Eu só li dois até agora mas já posso dizer a vocês que é como as pessoas dizem: o autor é um revolucionário da literatura fantástica.

Primeiramente, somos apresentados ao reino de Westeros, localizado a Oeste do Mar Estreito e ao sul da Muralha. É um continente vasto, onde o inverno e o verão podem durar anos, com várias cidades e sua capital, Porto Real. Dentre essas cidades, há sete reinos que são muito importantes na história, cada um à sua maneira.

O medo golpeia mais profundamente que as espadas. (Arya Stark)

Desde o começo, conhecemos as Casas. Cada Casa representa uma família de Westeros, que pode ser grande ou pequena, sendo a maioria das segundas juramentadas às primeiras. A história, basicamente, gira em torno dos Stark, Baratheon, Lannister e Targaryen. Se notarem bem, na foto ali em cima há quatro cabeças de animais em volta do nome. São os símbolos das Casas: o dragão dos Targaryen, o leão dos Lannister, o lobo dos Stark e o veado dos Baratheon. Para resumir cada Casa, digo o seguinte: os Targaryen são uma família muito antiga que chegou a conquistar, se eu não me engano, seis dos sete reinos de Westeros, mas na época na história é praticamente extinta. Os Baratheon, de Porto Real, são a família real, Casa do Rei dos Sete Reinos, Robert Baratheon. Os Stark de Winterfell são os moradores do norte, que tem uma grande antipatia pelos Lannister, de Rochedo Casterly, sendo esses, na minha opinião, a pior das Casas principais.

A maioria dos homens mais depressa nega uma verdade dura do que a enfrenta. (Tyrion Lannister)

Então, ficamos ciente de várias tramas diferentes. Primeiro, uma ameaça obscura e gelada aparece pra lá da Muralha, o que gera vários rumores e sussurros sobre mortos se levantando... mas são somente rumores. Também somos apresentados a Daenerys e Viserys Targaryen, os últimos de sua família, que estão tentando voltar a Westeros e tomar o trono real que, segundo eles, pertence à sua família. E há a trama "principal", a guerra dos tronos: uma disputa entre as famílias para decidir quem sentará no Trono de Ferro e comandará todos os sete reinos.

No jogos dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo. (Cersei Lannister)

O começo é o seguinte: Eddard Stark, lorde de Winterfell, é chamado pessoalmente por Robert Baratheon para ser a Mão do Rei (equivalente ao nosso Primeiro Ministro). Depois de muito pensar, Eddard aceita e vai até Porto Real ajudar Robert a governar. Enquanto isso, Daenerys Targaryen começa a planejar a sua volta, com seu irmão Viserys. Os dois se juntam a uma raça que parece querer ajudá-los, mas nada é realmente certo. Então, Jon Snow, filho bastardo de Eddard, vai até a Muralha para juntar-se à Patrulha da Noite e acaba envolvido em acontecimentos que vêm descendo até a Muralha.

À partir daí, vemos uma verdadeira disputa pelo Trono de Ferro, numa história realmente épica e sensacional.

Eu não tenho um coração gentil. (Daenerys Targaryen)

Vamos agora à opinião de quem vos escreve. Bom, eu amo esses livros. Preciso comprar o terceiro pra ontem e confesso que estou com ciúmes do meu A Guerra dos Tronos, que emprestei pra um amigo.

O jeito que o autor escreve é bem semelhante ao de Dragões de Éter: os personagens variam entre os capítulos e na maioria deles, quando chega uma parte importante, o capítulo acaba e vamos a um personagem totalmente diferente. Numa hora, podemos estar com a Mãe de Dragões e, na outra, com a filha sequestrada de um rei. Às vezes é frustrante, principalmente quando é um capítulo da Sansa Stark. Opinião pessoal, claro. Mas de algum jeito isso nos motiva a continuar lendo, claro.

Uma coisa que me incomoda é a quantidade enorme de personagens e uma quantidade não tão grande de nomes. Há centenas de personagens na história, já que tanto o presente quando o passado são explorados. Mas, ao mesmo tempo, encontramos uns quatro Brandon. Confunde muito, mas a gente releva.

Uma vez, uma amiga minha reclamou que em Água para Elefantes há muitas cenas de sexo. Então, acho importante comentar: pessoas ingênuas e com estômago fraco vão ficar melhor longe dessa série. Ingenuidade fica de fora nesses livros, há muito sangue e sexo. Mas, cá entre nós, não deixe isso impedir que você leia.

O segundo livro é ainda melhor que o primeiro e algo me diz que o terceiro vai ser ainda melhor.

E é isso. Pra mim, uma história ótima, indicada a todos que gostam do gênero. Pra outros, um livro enorme que não tem chance de ser lido. Para esses, a HBO está produzindo uma série baseada nos livros. Deve ser boa. Não estou acompanhando porque vai acontecer comigo novamente o que aconteceu com A Bússola de Ouro: o filme distorceu totalmente a história na minha cabeça.

Enfim, leiam. Esses precisam de um pouco de paciência, mas vale a pena.

Espero que tenham gostado. E que leiam.

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog