The Walking Dead – A Série





Falando em temas clichês (que foi algo sobre o que eu dissertei em minha resenha anterior), aqui temos mais outro: mortos-vivos. Já foram lançados livros, HQs, filmes, seriados e um punhado mais de outras coisas envolvendo corpos putrefatos que vagam pelo mundo com um único propósito: alimentar-se de carne humana.

Mas, como uma amante do tema, posso dizer que ninguém jamais trabalhou o assunto tão bem quanto Robert Kirkman, a mente brilhante de onde nasceu a história em quadrinhos desenhada por Tony Moore que posteriormente inspiraria a série sobre a qual iremos falar hoje. Apesar de ambas partilharem do mesmo nome e dos mesmos personagens centrais e muitos dos secundários, não se deixe enganar; existem muitas diferenças entre os quadrinhos e a adaptação pra TV.

Falaremos sobre isso logo mais abaixo, mas agora falemos um pouco do enredo da série, que é o que nos importa nesse momento.

The Walking Dead conta a história da consequência de um apocalipse zumbi; segue um pequeno grupo de sobreviventes, viajando por um desolado Estados Unidos à procura de uma nova casa longe das hordas de mortos vivos. O grupo é liderado por Rick Grimes, que era o xerife de polícia de uma pequena cidade da Geórgia, antes do surto de zumbis. Enquanto sua situação fica mais perigosa, o desespero do grupo para sobreviver leva-os a beira da insanidade.”

Essa sinopse resume muito bem a série, embora deixe muito a desejar quanto a profundidade da mesma. E como eu sou daquelas que não me contento com pouco, nos aprofundemos um pouco mais nos personagens que dominam a trama central (e um pouco da nem tão central assim). Não citarei todos os que estarão sempre presentes ao longo da trama, senão me prolongarei demais (até eu tenho limites u.u), só que procurarei manter na lista os mais importantes, ok?

Já aviso pra quem não gosta: Contém SPOILERS, muitos SPOILERS.




Personagens Importantes na Série



. Rick Grimes:

Interpretado nas telinhas pelo galã (suspira) Andrew Lincoln, Rick Grimes era um simples xerife de uma pacata cidadezinha nos EUA. Certo dia, saindo da rotina tranquila de sempre, o rádio de seu carro oficial avisa a ele e seu parceiro (Shane Walsh) quanto à aproximação de um veículo usado por bandidos, os quais estavam sendo perseguidos por oficiais nem sem mais de onde (como eu sou específica...). O caso é que ele e Shane prestam auxilio aos colegas de profissão e acaba que, por simples ironia do destino, Rick é baleado quando todos pensam que a situação está totalmente sob controle.

O que temos então? Rick em coma enquanto o mundo, de repente, vira de pernas para o ar. Isso o nosso galã só descobre quando acorda em um hospital destruído, com sinais evidentes de violência e fuga, onde não se encontra viv’alma pra contar a história. Logo Rick se depara com a realidade chocante: os mortos caminham e estão mais do que ávidos em provar de sua carne suculenta (66).

Mas o nosso rapaz faz mesmo o gênero do típico herói nesse começo da série, viu? Por isso, sua primeira preocupação é localizar a todo e qualquer custo sua mulher e filho, não importando o que tenha que fazer e por onde tenha que passar pra tal coisa. Como Rick encontrou sua casa vazia e notando que coisas importantes, as quais sua mulher tanto prezava, tinham sumido, ele logo deduziu que, em meio a todo aquele caos, Lori tinha acabado por recorrer aos pais, os quais moravam em Atlanta. Então lá foi nosso herói em sua jornada. Ele só não esperava que as coisas estariam tão feias, claro...

Resumindo, o destino acabou por levar Rick até o acampamento do que Lori e Carl, seu único filho, fazia parte junto a Shane, o qual se habilitara a levar Lori até seus pais em segurança (só me pergunto se as cláusulas do contrato especificavam o quão próximos eles deveriam estar durante boa parte do tempo dessa busca... mas isso são detalhes. O que são detalhes? u.u). Mesmo tendo pego o bonde andando, o ex-Xerife logo foi proclamado líder do grupo, pra grande inveja e desgosto de seu até então melhor amigo Shane.

Então Rick estaria perto, muito perto em descobrir como um apocalipse zumbi pode mudar as pessoas...


. Lori Grimes:

Pra balancear a série ante tantas qualidades encontradas em Rick (não que este seja perfeito, claro; Rick teve sim sua cota de erros. Mas por mais que ele tenha tomado decisões estúpidas vez ou outra, ter casado ainda consegue estar no topo da lista, em minha opinião), temos Lori, interpretada pela atriz Sarah Wayne Callies. Só por essas minhas palavras, deu pra perceber que não simpatizo com a moça, não? Então antes que me atirem pedras, posso afirmar com toda a certeza: não estou sozinha nesse mundo (u.u). O que mais existe em meios aos fãs de TWD (sigla pra The Walking Dead) são os chamados haters da Lori.

Não digo isso pelo fato de ela ter dormido com Shane (por força de expressão, claro, já que a última coisa que ambos fizeram quando estavam juntos foi dormir u.u), afinal Lori acreditava que Rick estivesse morto (mentirinha contada pelo Shane, sobre a qual falaremos mais a frente) e o mundo desabava ao seu redor.

Mortos vivos queriam comê-la, não? Então que ela desse essa honra a Shane, melhor amigo de seu marido. Decisão sábia essa da Lori. u.u

Voltando ao que interessa, ela não ajuda em nada seu marido nas decisões que acabam por cair nas mãos do mesmo. Pois como líder cabe a ele decidir o que é melhor ou nem tão melhor assim para o grupo, não? Na hora de apontar os erros e palpitar, encontramos um imenso grupo de pessoas; mas quando este diz pra que algum interessado tome seu lugar, ninguém se habilita. A não ser Shane, claro. Mas este é um tanto quanto... bem, vocês perceberão quando assistirem a série.

Fato é: Lori é choramingona, tola, se acha a mulher mais sábia e sensata da face da Terra e ainda por cima se acha no direito de entrar em uma dolorosa indecisão, deixando Rick e Shane em uma senhora saia curta. Ela diz que ama Rick e que Shane foi um caso de momento, que aconteceu pois este a pegou em uma confusão completa de emoções, sentimentos e pensamentos quanto ao obscuro futuro. Mas você acha que ela age como tal?
Acredite, ela não age. Acaba colocando um contra o outro, o que acaba por levar todo mundo a uma grande tragédia. Só assistindo pra acreditar em tamanha burrice.


. Shane Walsh:

Antes melhor amigo de Rick, Shane (interpretado na série por Jon Bernthal) se torna rival do mesmo quando este retorna dos mortos (ironia, não?) pra fazer ruir todo o futuro (?) que o cara durão já havia planejado pra ele, Lori e Carl. Pois com o retorno de Ric, Shane não só perdeu a mulher e o ainda recente filho, como também perdeu a liderança sobre o grupo de sobreviventes em um piscar de olhos.

Como não perderia? Enquanto Shane é o cara da ação, Rick é a voz da razão; enquanto Shane força sua liderança, Rick a conquista sem nem mesmo lutar por ela; enquanto Shane é visto como um tipo suspeito por boa parte do grupo, Rick é no mínimo mole demais em determinadas situações. E por aí segue. Então quem escolher? Fica meio óbvio quando você pesa tudo em uma balança, sem ser necessário realmente estudar os prós e os contras.

Muita coisa acontece devido a essa “birra” que Shane toma de Rick depois que este aparece mais vivo do que nunca, mas se eu os contasse... ah, iríamos longe, muito longe.

Só mais um fato importante: fora Lori, Shane envolveu-se intimamente com Andrea, a qual ainda carregava em si a recente perda de sua irmã mais nova Amy, a qual falecera vítima de um ataque zumbi.


. Andrea:

Pra quem leu a HQ antes de aventurar-se a conhecer a série, encontrará grande diferença quanto a essa personagem. Não irei me aprofundar em tais diferenças, pois senão minha resenha seria mega imensa e eu ainda estaria falando sobre pontos chaves da série, o que acabaria por tirar a graça de quem ainda não assistiu (mesmo eu tendo avisado quanto aos spoilers).

Por hora, o que interessa é que Andrea (Laurie Holden) perdeu sua irmã mais nova, Amy, no ataque sofrido pelo grupo sobrevivente logo após a chegada de Rick, o qual tinha voltado à cidade onde Glenn o salvara afim de encontrar e salvar a vida do irmão mais velho de Daryl (a trama que envolve esses fatos é interessante, mas deve ser assistida e não contada. Então faça o favor e vá assistir TWD, ok? u.u). Rolos a parte, ela se sente totalmente destruída depois da perda da irmã, que dá os últimos suspiros em seus braços. E que também volta como uma faminta zumbi também em seus braços, forçando Andrea a acabar com seu sofrimento e matá-la uma segunda vez.

Como consequência dessa tragédia, Andrea tenta se matar uma vez, mas é impedida por Dale, a mente mais sensata do grupo. Nos quadrinhos, ela se envolve romanticamente com ele, mas na série isso não passa de uma insinuação. Quem assistir a série, logo saberá por que não coloco fé em um possível romance entre ambos...

Então a moça foi contra as expectativas e acabou se envolvendo com Shane, o qual só buscava nela o que Lori se negava a lhe dar (bem preto no branco mesmo. Nunca fui de pisar em ovos). O ex-policial se dizia gamado na magrela (leia-se Lori) e por isso só se envolveu com Andrea pelo calor do momento. Mas esse “romance” também não deu muito certo... então, prossigamos.


. Dale Horvath:

Interpretado na série pelo ator Jeffrey DeMunn, Dale é o mais velho do grupo, viúvo, muito influente, dono de um trailer. No início formou o primeiro acampamento nas proximidades de Atlanta, junto a Amy e Andrea. Possui grande afeição por Andrea, a qual só o trata na base dos pontapés (falando de forma figurada); apesar dos esforços do bom homem em mantê-la viva, Andrea insiste em dizer que viver ou morrer faz parte da cota de decisões as quais só podem ser tomadas por ela e que ele não tem nada a ver com isso.

Mas não é só a integridade física e mental da jovem que lhe interessa; como um pai, Dale busca o bem do grupo como um todo e também de cada um deles como indivíduos. Dale é um bom homem e parece possuir muita experiência ao longo de sua vida, por isso bons conselhos é algo que se pode buscar sempre que preciso. E, acredite, é algo que o jovem e adorável Glenn costuma fazer sempre.


. Glenn:

Não se deixe enganar pela aparência franzina e pelo ar até mesmo meio assustado do rapaz; quando Rick perambulava pela infestada Atlanta e foi cercado por uma horda de zumbis famintos, foi graças à Glenn (Steven Yeun) que nosso herói saiu ileso de tal ataque. Fazendo parte do grupo onde Lori e Carl se refugiavam, a função do rapaz era visitar a perigosa cidade em busca de suprimentos que alimentassem, protegessem e aquecessem os sobreviventes.

Perigoso, não? Pois é. Glenn é um de meus personagens favoritos, tanto na HQ quanto na série, já que não houve muitas mudanças em sua participação no enredo e sobre suas características.

Quando o grupo de Rick precisa se mover em busca de um lugar melhor e acabam por encontrar a fazenda de Randall, Glenn conhece e se apaixona por Maggie, a qual também se interessa pelo rapaz, começando então um novo par romântico na série. De cara, a moça já protesta quanto a forma como os demais do grupo veem Glenn: um faz tudo que está mais do que disposto a arriscar seu pescoço em algo arriscado demais pra qualquer outro.

Mas o que fazer? O rapaz gosta disso.


. Maggie:

A garota que abalou as estruturas de nosso querido asiático é mais do que uma típica filha de fazendeiro: apesar de ter visto pouco das barbáries presenciadas pelo grupo de sobreviventes, Maggie (Lauren Cohan) encara os problemas recentes com aparente postura determinada e frieza mascarada. Pois não é como uma pessoa comum pudesse parecer irredutível, impassível e determinado diante do que um dia foi um ser humano, mas que então se parece mais como um amontoado de carnes e vísceras dilacerados, putrefatos e morbidamente expostos, mas a garota se esforça pra parecer que assim o é.

Antes de conhecer Glenn e as demais pessoas do grupo, Maggie já dava demonstrações de não acreditar no idealismo de seu pai, mas só demonstrou suas opiniões quando tantos outros o fizeram. Até então, ela ainda tinha suas dúvidas; depois de certos acontecimentos, ela abraçou a realidade finalmente.


. Daryl Dixon:

Sabe aqueles personagens que, em adaptações de obras de sucesso, não existiam de fato, mas que conseguem roubar a atenção do público mesmo estando em meio aos personagens já tidos como favoritos por muitas pessoas? Bem, Daryl (Norman Reedus) é um desses personagens.

Marcando presença apenas na série, Daryl é o tipo de cara de quem ninguém gosta: sem educação, violento, arredio e até mesmo meio instável (mentalmente, por assim dizer). Mas, em contrapartida, Daryl também é o tipo de cara de quem todo mundo precisa na hora do aperto: corajoso, habilidoso quando o assunto é perseguição, localização e abate (macabro, não?), não gosta de liderar, mas não se importa em seguir um líder, trabalha pelo bem do grupo como um todo mesmo que sua postura mostre o quanto ele está pouco se lixando pra quem vive e pra quem morre... e por aí vai.

Daryl Dixon é, sem dúvidas, um choque de contradições. Além de sua personalidade marcante, sua presença mais do que necessária na trama e sua história de vida, que é no mínimo interessante, Daryl ainda dá demonstrações de ser uma pessoa totalmente diferente de seu irmão Merle, o qual desapareceu em Atlanta mesmo quando ele, junto a Rick e Glenn, decidiu buscar pelo tal. Um enigma... acho que é por isso (e pelas cenas de ação protagonizadas por ele, claro) que Daryl chama tanto a atenção do público. Ele é, sem dúvidas, um dos personagens que tornam a série o que de fato ela é.




A História que Deu Origem à História:

 

Depois de falar tanto sobre a série de TV, nada mais do que justo falar também sobre o trabalho original feito pelo talentoso Robert Kirkman e desenhado pelo também talentoso Tony Moore.

Trata-se de uma série de Histórias em Quadrinhos, chamadas de Comics nos EUA, onde encontramos os mesmos personagens, só que em um enredo diferente. Embora a trama central de TWD tenha se baseado nos quadrinhos, esta tomou um rumo distinto em determinado momento, diferenciando-se cada vez mais. Então, pra quem acompanha a série nas telinhas, não será nenhuma perda de tempo conhecer a série em quadrinhos, a qual já está disponível em versão traduzida e revisada a quem quiser adquiri-la. Nos EUA, os capítulos são disponibilizados de forma individual, mas aqui são comercializados em volumes, este sendo a junção de vários capítulos em uma só encadernação (pra quem já viu/leu um, é semelhante ao trabalho dos tradutores/revisores de mangás). 

Os volumes disponíveis são:


Rick Grimes, xerife de uma pequena cidade, desperta sozinho em um mundo apocalíptico, onde a civilização não existe mais e os mortos voltaram à vida.


Os sobreviventes do apocalipse seguem em sua jornada em busca de abrigo. Mortes e desespero os aguardam em cada esquina. Nenhum lugar é suficientemente seguro.


Finalmente abrigo, esperança e um pouco de civilidade. Mas isso durará? Os sobreviventes descobrem algo muito mais perigoso que os zumbis - Aqueles que ainda vivem!


A vida na prisão começa a ficar interessante. Relacionamentos surgem e terminam em um piscar de olhos. Novos rumos são tomados pelos principais personagens.


Algo de sinistro acontece do lado de fora. Algo que pode ameaçar a vida na prisão... Começa uma inesperada mudança de eventos que definirá novos rumos à história!


Capturados por pessoas perturbadas, eles precisam escapar ou morrer tentando. Enquanto isso, o resto do grupo tenta lidar com o desaparecimento de Rick.


O final da gravidez se aproxima. Raros momentos de felicidade despontam. Uma calmaria bem-vinda para os preparativos do confronto que está por vir.


Eles se consideravam seguros na prisão. Eles estavam errados. Algo muito mais letal que os mortos-vivos se aproxima. Mortes acontecem. Nada será como antes.


As perdas foram imensas. Mas Rick precisa seguir em frente e se recuperar, sabendo que poderá a qualquer momento se juntar aos que caíram.


Em um mundo cada vez mais distorcido e sem esperanças, os sobreviventes lutam contra a própria miséria e buscam manter um mínimo de humanidade, enquanto rumam à Washington.


OS MORTOS NÃO CAÇAM! A viagem para Washington continua. Mas após lidarem com atrocidades jamais imaginadas, nem todos sobreviverão...


Após tanto tempo, finalmente uma esperança, um mundo ainda não devastado. Mas como retornar ao que era antes, depois das inúmeras desgraças que eles sofreram?


Se a vida voltou a ser como era antes, qual o motivo da inquietude de Rick? Será que seu comportamento causará a perdição para todos? Eles se atreverão a ir tão longe assim?


Os piores temores se tornam reais. Diante da nova ameaça, não há escapatória. Medidas desesperadas são tomadas, vidas são perdidas. Ninguém está a salvo.


Todos sofreram com os acontecimentos recentes. E muitos não sobreviveram. Rick e os outros precisam novamente se reerguer. E no processo, eles encontram esperança.


UM MUNDO MAIOR tem início! O mundo começa a mudar. Rick e os sobreviventes enfrentam novas ameaças e novas oportunidades. Nada será como antes!



Ta esperando o que, caro leitor? Corra e se atualize nas, já concluídas, duas temporadas da série a tempo de sofrer junto a nós, já seguidores, até que a terceira seja lançada. E enquanto esse momento não chega, a gente se contenta em reprisar os episódios e reler as HQs. u.u  




Fontes:

a Rafflecopter giveaway

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog