{Resenha} Fortaleza Digital - Dan Brown

Autor - Dan Brown
Editora - Sextante
Ano - 1998
Número de Páginas - 330

Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional Americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

Olá, pessoal. Como prometido, a resenha de hoje é um livro mais "pé-no-chão", mais realista. Nada de vampiros hoje.

Um dia, uma tia minha veio aqui em casa e deixou vários livros que ela não tinha espaço pra guardar. Depois de um tempo, fui dar uma olhada nesses livros e achei um exemplar de Fortaleza Digital e, depois de ler a sinopse, fui lê-lo imediatamente.

Antes de começar, para ler esse livro, precisa gostar de tecnologia, computadores e criptografia, porque a história praticamente gira em torno disso. Mas não se engane, não precisa ser nenhum formado em TI pra entender tudo: o autor explica as coisas direitinho.   

Vamos ao que interessa. No começo, somos apresentados à Susan e David , um casal que espera ansiosamente uma viagem romântica quando os dois descobrem que terão que adiá-la devido a um convocamento.

Enquanto David praticamente desaparece sem mais explicações, Susan vai ao Departamento de Criptografia, onde há uma emergência.

De pé, enrolada na toalha, Susan ficou olhando as gotas de água caírem sobre as roupas que havia cuidadosamente separado na noite anterior [...]. Deprimida, foi até o armário pegar uma blusa e uma saia. Uma emergência? 

 Enquanto descia as escadas, ela pensava no que mais poderia dar errado naquele dia.
Em breve iria descobrir.        

A partir daí, acompanhamos como Susan acaba envolvida num dos maiores mistérios da inteligência norte-americana: o mais poderoso computador da agência está paralisado há quinze horas, tentando quebrar um código que, até o momento, é inquebrável. O problema é que o TRANSLTR leva, em média, cinco minutos pra quebrar um código.

Já que o supercomputador é usado pra quebrar códigos que contenham possíveis ameaças terroristas, um grande temor começa a se alastrar pela agência. Depois de um pouco de pesquisas e revelações, os agentes descobrem que o código foi criado por Ensei Tankado, um ex-funcionário da agência que se revoltou contra a mesma por ela ter acesso a praticamente todos os computadores do mundo. Agora, o homem quer  que a existência do computador seja revelada, assim como a sua capacidade de invadir outros computadores. Caso contrário, ele divulgará na Internet a fórmula do seu código inquebrável, para que toda pessoa com acesso à rede possa invadir o sistema do maior computador do mundo, o TRANSLTR.

Então, Tankado morre. Supostamente, ele tem um comparsa, North Dakota, pessoa responsável por tornar o Fortaleza Digital público caso Tankado morra sem cumprir seu objetivo. Durante seus últimos momentos, Tankado tenta chamar a atenção de várias pessoas para um anel que está na sua mão esquerda e que, depois, passa a ser a chave do código inquebrável.

Depois, descobrimos que David foi mandado até onde Ensei Tankado morreu para investigar a morte do ex-funcionário e para ir atrás do anel, e que não voltará até ter em mãos a suposta chave do código.

Assim, Susan e David, juntamente com os agentes do Departamento de Criptografia, começam a buscar um meio de quebrar o código de Tankado - o Fortaleza Digital - para evitar que todas as informações do TRANSLTR sejam distribuídas na Internet.

Falando assim, parece que a trama é bem simples e sem graça, mas não é bem assim. Ele contém uma boa dose de elementos tecnológicos e históricos, junto com suspense e ação, enquanto várias vinganças, traições e corrupções são maquinadas contra a agência. No meio disso tudo, ficamos sabendo o que é a NSA, pra que realmente serve o TRANSLTR, quem era Ensei Tankado e qual era o seu objetivo, tramando tudo isso.

David Becker ficou parado no meio do saguão do aeroporto deserto, pensando no que faria a seguir. A noite havia sido uma comédia de erros. As palavras de Strathmore ressoavam em sua mente: Não ligue enquanto não tiver o anel. Uma profunda exaustão tomou conta dele. Se Megan tivesse mesmo vendido o anel e tomado o avião, não havia como saber quem estaria com ele agora. Becker fechou os olhos e tentou se concentrar. O que vou fazer agora? Decidiu pensar no assunto com calma. Primeiro precisava urgentemente fazer algo que estava adiando há algum tempo: ir ao banheiro.

Resumindo, é um livro inteligente, cheio de ação e reviravoltas. Você aprende sobre muita coisa lendo Fortaleza Digital. Vale a pena.












Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog