{Resenha} Questões do Coração - Emily Giffin

Questões do Coração


Autor(a): Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Número de Páginas: 438


Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado


E é incrível como a Emily Giffin me impressiona com a sua narrativa, olha que é o terceiro livro já lido dela, mas não sei o que acontece, a escrita dela me surpreende a cada livro.

Depois de ler "O Noivo da Minha Melhor Amiga", "Presentes da Vida" e agora "Questões do Coração", descobri uma característica importante da autora em seus livros. Ela sempre apresenta uma visão alternada da história, permitindo ver as duas versões da trama. E no final você não sabe quem é o certo(mocinho) e quem é o errado(vilão).

Eu não vou falar muito do livro, pois o que irei falar foram as minha conclusões que tirei do livro, e ele não tem apenas uma interpretação, há várias, então é só você lendo que irá sentir a mensagem que o livro quer transmitir.

Duas mulheres totalmente diferentes, cotidiano distinto, vidas opostas.

Por um lado está Tessa, uma mulher dedicada aos seus filhos e ao seu marido Nick. Por outro lado Valerie, uma advogada, que tem como amor de sua vida seu filho Charlie.

Com um acidente a vidas das duas se encontram,  e as duas mulheres passam por situações difíceis em sua vida, momentos em que se questionam a felicidade que estão tendo é superficial ou verdadeiro? E um dos maiores problemas causados é um pessoas que antes de se conhecerem, era comum apenas para uma das mulheres, porém após ao encontro se torna comum a ambas. Nunca pensei que fosse esta pessoa quem conectaria as vidas das duas mulheres.

"Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compões nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia"

Erros acertos, dúvidas, raiva, amor, alegria, tristeza, é o que descreve os personagens do livro. E isto aproxima muito mais o leitor à história, onde o ato que o personagem fez, seria o mesmo que o leitor faria se estivesse no lugar da pessoa.

E ao desenrolar da trama nunca é o que o leitor pensa, vamos em um caminho e autora muda de direção que nos deixa fascinados com a mudança. O final pensei que fosse de um modo diferente, mas autora finalizou dignamente. Que eu creio que emocionou a todos.

Até que ponto uma pessoa perdoa a outra? Até que ponto você perdoaria?

Este livro faz conhecer o seu interior. "Questões do Coração" não é apenas mais um romance, é mais que isso, é um livro tocante, um livro com uma história surpreendente.

Desing do Livro: 9 ( algo bem limpo, transmite paz, calma).
Desenvolvimento: 8 ( ótimo desenvolver da trama).
Originalidade: 8
Leitura: 8 (me deixou confuso um pouco por a narrativa ser em terceira e as vezes em segunda pessoa).


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog