{Resenha} Água para Elefantes - Sara Gruen






Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
Ano: 2010
Número de Páginas: 272


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.



Aos 93 anos, Jacob Jankowski, está viúvo e solitário, foi deixado pelos seus cinco filhos em um asilo. Um homem cheio de segredos, revela o seu passado, um passado marcado pelo Circo dos Irmãos Benzini.

Aos 23 anos, Jacob perdeu seus pais em um acidente, ficou muito pobre, desamparado larga a faculdade de veterinária e sai de casa sem rumo e acaba embarcando em um trem do Circo dos irmãos Benzini, onde mudaria seu olhar sobre circos, um lugar que aparentemente é um sonho, algo mágico, torna-se um verdadeiro pesadelo.

Ele consegue um emprego, ao tempo se torna o veterinário do circo, e testemunha todas as crueldades que os animais sofrem diariamente, alimentados com comidas pobres, sofrem agressões, e temendo ser lançado do trem em movimento (o castigo que os circenses sofrem ao desrespeitar qualquer regra: morte), Jacob não faz nada.

Tio Al, empresário do circo, e August, o esquizofrênico que 'cuida' dos animais e que tem uma obsessão pela sua mulher Marlena. Fazem do circo uma verdadeira Tirania, onde todos trabalham dia e noite até caírem.

Jacob acaba se apaixonando por Marlena, mas esta não é a sua única paixão que ele conhece no circo, tem a Rosie, uma elefanta muito esperta, que faz o circo voltar a ser famoso, tirando da beira da falência.

No decorrer da estória vimos as tragédias, duas paixões, um sonho se tornar pesadelo.

Um livro muito bom, mergulhamos de cabeça neste mundo em que Sara criou, é uma leitura dinâmica, rica em detalhes, com cenas picantes, cenas violentas, uma montanha russa de emoções é o que o leitor sente ao ler 'Águas para Elefantes".

Tem uma adaptação do livro, eu assisti e não gostei muito, não foi tão fiel ao livro, retiraram personagens importantes e também mostrou uma falsa realidade de Jacob já mais velho.


Leiam 'Água para Elefantes', não iram se decepcionar....




Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog