The Firm – A Série



Essa série é uma daquelas que vale muito a pena assistir. Baseada no filme (lançado em 1993. No Brasil, recebeu o nome de “A Firma”) e no best-seller de John Grisham (autor de obras como O Dossiê Pelicano e O Cliente), a série pode parecer inicialmente confusa pra quem não leu o livro e nem assistiu a longa-metragem baseada nele, mas, depois de alguns minutos, você começa a pegar o ritmo.

E aí, meu caro, você não quer mais parar.

Praqueles que querem assistir a série sem ficar pensando sobre o que aconteceu antes de toda essa ação, eu posso sim fazer um pequeno resumo sobre o que fala o livro e o filme, pra então dizer mais sobre a série:

“O livro/filme nos conta a história de Mitchell McDeere (interpretado por Josh Lucas na série), advogado recém formado por Harvard, que sem querer descobre uma série de irregularidades, assassinatos e armações na firma em que acaba de ser contratado a Bendini, Lambert & Locke. Depois de muitos conflitos internos e externos, Mitch consegue entregar seus patrões ao FBI, resgatar o casamento praticamente arruinado, libertar o irmão que estava preso e se livrar dos sangrentos membros da máfia de Chicago.”

Pra que a série fosse mais interessante, os produtores resolveram sair um pouco do script e pintar um pouco mais a narrativa: Mitch, na verdade, foi o responsável pela prisão/condenação de Tony Morolto (o tal do mafioso de Chicago), tendo então que entrar para o programa de proteção a testemunha logo depois de descobrir que sua família estava em perigo e que sua esposa Abby (interpretada por Molly Parker) estava grávida de sua filha Claire (interpretada por Natasha Calis).

E a série realmente começa quando Mitch resolve sair do programa de Proteção às Testemunhas e viver uma vida normal, pouco se importando com o fato de Tony estar morto e da máfia querer sua cabeça mais do que nunca. Como se apenas isso não fosse o bastante, ele ainda entra em casos suspeitos, se embolando nos segredos de seus clientes e fuçando até o âmago das situações, não hesitando nem mesmo ao perceber que sua vida pode estar em risco pelo que faz. 

Prova disso é um caso de assassinato no qual ele trabalha; é algo tão maior do que uma enfermeira sendo injustamente acusada de matar uma velha senhora, que acaba por chamar a atenção de uma Firma de advogados, os quais querem muito mais do que apenas Mitch em seu departamento criminal.
Dá pra perceber que esse cara vai correr muito, não é? E nem é a toa que ele começa o seriado correndo. Literalmente.

Quem assistiu ao filme sabe que o irmão de Mitch, o homicida condenado Ray McDeere (interpretado por Callum Keith Rennie), não teve muita participação. Já na série, a coisa meio que muda de figura: Ray é investigador particular, utilizando de sua experiência na prisão pra trabalhar junto ao seu irmão, ajudando-o em seus muitos casos. Ray tem um romance de dez anos com Tammy (interpretada por Juliette Lewis), a secretária do pequeno escritório onde ele e Mitch trabalham. A moça bem que tenta arrastá-lo pro altar, mas ele reluta com todas as suas forças.


Muitos personagens movimentam a série, jamais a deixando estagnar ou tornar-se maçante. Desde os muitos casos de Mitch até a nova Firma pra qual ele trabalha e que demonstra ser tão suja quanto a anterior (aquela a qual ele desbancou e que por isso teve que sair de fininho junto com a família), a série promete suspense, ação e enigmas desde o primeiro até o último capítulo.




Fontes:

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog