Dexter - A Série



“Eu adoro o halloween, é o único dia do ano em que todos usam uma máscara, e não apenas eu. As pessoas gostam de fingir que são monstros, enquanto eu tenho que passar o ano fingindo que não sou um.”
Citação de Dexter Morgan

Dexter... acredito eu que esse seja o seriado mais profundo que eu tenha assistido até hoje. Claro que ainda não me atualizei em todos os capítulos de todas as temporadas, mas isso acaba por ajudar, né? Por que assim eu não dou tantos spoilers. (u.u)

Como é de praxe, um resumo da história (bem resumo mesmo por que se fossemos falar de todos os pontos tratados durante tal série... bem, ficaríamos muito tempo: eu digitando e você lendo):


“Órfão aos três anos de idade, Dexter Morgan é adotado pelo oficial de polícia Harry Morgan e sua esposa Doris. Após descobrir que o jovem Dexter esteve matando animais de estimação na vizinhança, Harry passa a ver o garoto como um psicopata, ensinando-o "O Código" como uma maneira de canalizar seus instintos violentos contra pessoas que "merecem". Neste código, as vítimas de Dexter devem ser assassinos que mataram inocentes, com propensão a continuar a fazê-lo. Dexter também deve reunir provas de que o criminoso é culpado. O aspecto mais importante, no entanto, é ele jamais ser apanhado. Diversos flashbacks durante a série mostram Harry, morto anos antes, instruindo Dexter em como parecer normal e cobrir seus rastros.

Dexter segue o código religiosamente para satisfazer seu Passageiro Sombrio (nome dado por ele a sua compulsão em matar) e, assim como muitos assassinos em série, guarda seus troféus: antes de acabar com um malfeitor, Dexter faz uma pequena incisão com um bisturi na bochecha direita da vítima e coleta uma amostra sanguínea, que ele preserva em uma lâmina de vidro e guarda em uma caixa escondida dentro de seu aparelho de ar-condicionado. Dexter é capaz de fingir emoções "normais" e manter sua fachada de bom amigo e vizinho prestativo. Ele desenvolve, contudo, alguns relacionamentos pessoais, cultivando uma afeição por sua irmã Debra. Ela desconhece o treinamento de Harry e os segredos de Dexter, sentindo por isso inveja do tratamento preferencial que seu pai deu ao filho adotivo. Como parte de seu "disfarce", Dexter namora uma mulher chamada Rita, traumatizada após anos de abuso nas mãos de seu ex-marido, Paul Bennet e, consequentemente, incapaz de qualquer intimidade com o atual namorado. Isto agrada Dexter, que acredita que se tornando íntimo de Rita pode acabar revelando a ela seu lado negro. Ele gosta de crianças em geral, mantendo assim uma boa relação com os dois filhos de Rita, Astor e Cody.”


Bem complicado falar sobre Dexter, cara. Veja bem: o personagem central, apesar de matar friamente suas vítimas e não demonstrar sentimentos por ninguém, te fascina de uma forma... ah, nem tenho adjetivo pra isso. Você acaba por se deixar envolver pela história de vida de Dexter, ansiando por entendê-lo em suas ações e sentimentos (ou não-sentimentos, o que seria o mais próximo da verdade, nesse caso), ansiando por vê-lo livre das consequências que o aguarda na próxima esquina (isso sendo uma analogia quanto a possibilidade de ele ser pego, claro. E ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?)



Todos os personagens da série são fodidos, peço perdão pela palavra; mas é bem a verdade. Debra, irmã adotiva de Dexter, anseia por tornar-se uma réplica de seu pai, galgando os degraus na carreira de policial na cidade de Miami apenas por que, quando este era vivo, Harry não lhe deu toda a atenção que ela desejava. Estava sempre ocupado demais ensinando e cuidado de Dexter.

Evidente que Debra não sabe quem realmente é Dexter Morgan, seu irmão adotivo. E por isso ela tem um ciúme tremendo da atenção que o rapaz recebeu do pai e que ainda recebe de todos os colegas que ambos compartilham, já que ele trabalha com análises de sangue no ramo forense do mesmo departamento onde Debra trabalha. A princípio, é Dexter quem a ajuda a alcançar seus objetivos; parece que Debra não tem problemas quanto a usar das habilidades do irmão pra tirar proveito disso, usufruindo dos benefícios que as mesmas trazem a ela. Mas, depois de alguns episódios, a personagem fica mais e mais forte e acaba por tomar corpo, empenhando-se verdadeiramente em fazer merecer a tão sonhada promoção.


Além de Debra, temos Rita. Na minha humilde opinião, Rita é um senhor pé no saco; choraminga demais, é sonsa demais, abusa demais do nosso nobre assassino em série... em suma, ela é um verdadeiro pé no saco mesmo. Apesar de não conseguir ter qualquer intimidade com Dexter a princípio, Rita demonstra gostar muito do rapaz; ele é serio, responsável, está sempre lá quando ela precisa e adora as suas crianças, resultantes de seu casamento fracassado.

Com o passar do tempo, Dexter a ajuda a superar seus traumas (irônico, não?) e eles acabam por assumir mesmo o romance entre ambos, adquirindo os mesmos hábitos que casais normais geralmente adotam sem que percebam. Apesar de alguns pesares no decorrer da série, Rita é mesmo o par romântico fixo do nosso querido assassino.


E por que não falar do próprio Dexter? Isso é um trabalho complicado, visto que entender Dexter Morgan... é sim impossível.

Traumatizado por ter presenciado crueldades inomináveis quando ainda era praticamente um bebê, Dexter carrega em si essa necessidade de matar. Durante toda sua vida, desde a anormal infância, nosso assassino favorito jamais conseguiu manter em seu lado mais sombrio essa sede por sangue e morte; de uma forma ou outra, ele matava. Sem remorso, sem qualquer sentimento; apenas tirar a vida de outro ser.

Preferencialmente de seres humanos.

No início da série, é óbvio que Dexter venera seu pai, tendo-o como o modelo da perfeição. Mas conforme as coisas vão se desenrolando, as verdades vão surgindo. E então Dexter vai descobrindo aos poucos que seu passado não está assim tão morto quanto ele pensava e que também Harry estava longe, muito longe de ser perfeito.

Os momentos mais legais da série são as citações de Dexter, tanto as ditas em voz alta quanto as pensadas. Abaixo, listarei algumas que marcaram mais do que outras.


“A fama é um vapor, a popularidade um acidente e a riqueza tem asas. Eterno mesmo, somente o caráter.”

“Não existem segredos na vida. Apenas verdades escondidas… que ficam sob a superfície.”

“Não costumo compartilhar meus problemas com ninguém. Sempre consigo ver os problemas dos outros mais claramente que os meus.”

“Todo mundo esconde quem é pelo menos por um tempo. Às vezes você enterra alguma parte de si mesmo tão profundamente que precisa ser lembrado que ela ainda esta lá. E às vezes o que você quer é só esquecer quem você é, por inteiro.”

 “Se os olhos são a janela da alma, então a mágoa é a porta. Enquanto estiver fechada, é a barreira entre o saber e o não saber. Fuja e ela continuará fechada pra sempre; mas a abra e a dor se tornará verdadeira.”

“Os homens podem até mudar, mas os monstros... não.”

“Eu adoro o halloween, já que ele é o único dia do ano em que todos usam uma máscara, e não apenas eu. As pessoas gostam de fingir que são monstros, enquanto eu tenho que passar o ano fingindo que não sou um.”

“Há momentos em nossas vidas em que tudo dá errado. Apesar de nossos esforços, e sem motivos aparentes, a tragédia acontece. E, outras vezes, tudo acontece perfeitamente.”

“Entendo a ânsia de alguns para acabar com a vida dos outros
Mas não compreendo em querer que o mundo acabe.”

“A vida é boa. Não estou infeliz; estou bem satisfeito em seguir minha vida acreditando em nada. Sem medo de que possa haver algo mais por aí.”


Só pelas frases já dá pra sentir o peso da responsabilidade em dissertar sobre Dexter Morgan, não? Cada um acaba por ter uma opinião formada sobre o moço depois de começar a acompanhar a série; opinião essa que é destruída e reconstruída de formas totalmente diversas ao longo da história do serial killer mais amado das telinhas.


Assista. Existem muitos personagens os quais você irá amar e odiar de igual forma (mais odiar do que amar, mas a intenção é justamente essa), os quais nem começarei a listar senão nem é nesse século que termino essa resenha. Termino repetindo mais uma vez: assista. Vale a pena mesmo seguir Dexter a cada novo episódio lançado.



Fontes:

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog