{Resenha} A Volta de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle


Editora: Martin Claret
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Páginas:354
Edição:2011



Este livro reúne treze casos posteriores à morte do prof. Moriarty, em que acreditava-se que também Holmes tivesse falecido. Entre esles estão, além do que marca o retorno do detetive, outros grandes como Os seis bustos de Napoleão , Os dançarinos e O construtor de Norwood . 







Enfim tive a oportunidade de ler um livro sobre Sherlock Holmes, e digo que me arrependo de não ter lido antes e conhecer as aventura do famoso detetive.

Este livro traz 13 contos. É narrado pelo fiel companheiro de Sherlock, Watson que expõe suas opiniões e seus pensamentos sobre cada caso, e mostra a genialidade de Holmes a resolver casos que parecem insolucionáveis.

No primeiro conto, "A Casa Vazia", mostra a 'volta' de Sherlock Holmes, conta como ele ''não morreu'' no livro anterior que acabou assassinando um outro personagem, o professor Moriarty.

Os melhores casos presentes no livro (na minha opinião):


  • A Casa Vazia: Neste caso Holmes usa ao máximo de sua observação e sua inteligência, usa os personagens envolvidos no caso para descobrir a solução, não se deixa levar pela opinião dos outros. Um caso perfeito.

  • A Escola do Priorado: Sherlock mais uma vez mostra a sua inteligência e sua mente fotográfica neste caso, onde um garoto e um professor desaparecem, a conclusão que todos tem seria de o professor ter raptado a criança, mas Holmes prova o que realmente aconteceu.



  • Os Dançarinos: Um dos contos mais simples de Sherlock, mas esta simplicidade torna o caso mais interessante e sábio, onde Holmes tem que decifrar uma mensagem em formato de dançarinos, decifrando a mensagem o assassino é descoberto.

  • O Ciclista Solitário: Sherlock Holmes sempre perfeito? Não ele também se equivoca, e este caso é a prova disso, onde ele tenta usar a lógica, mas vê que não há lógica.


Um ótimo personagem, Holmes se mostra misterioso, observador, inteligente, solucionando casos, que são bem descritos no livro, contos imprevisíveis quanto a solução. Um livro indicado a todo amante de suspense e um bom mistério. Sherlock é uma boa pedida.



  • Desing do Livro: 7(A capa é 'legal', mas as folhas são brancas e digo novamente, não gosto de livros com folhas brancas).
  • Desenvolvimento: 9(Cada conto é melhor do que o outro, um suspense, um mistério)
  • Originalidade: 10 (Este detetive é único)
  • Leitura: 10(É uma leitura elegante, com palavras de alto padrão.)






Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog