{Resenha} Qualquer chão leva ao céu - Cristina da Costa



Editora: Escrita Fina
Autor: Cristina da Costa Pereira
Páginas: 142
Edição: 2011




Um convite ao respeito à diferença entre povos." Mais do que contar a história de Jorge, um menino brasileiro, filho de uma família pobre, que como tantos outros vai morar na rua, e do cigano Latsi, que perdeu a mulher e o filho num desastre de automóvel e acaba afastado do seu povo, Qualquer chão leva ao céu: a história do menino e do cigano revela a possibilidade de um convívio pacífico entre povos diferentes. Ao contrário de vários exemplos caricaturais da literatura universal, aqui os ciganos não são apresentados de forma estereotipada, sempre dando maus exemplos e péssimos conselhos. Apenas são mostrados com costumes e tradições diferentes das nossas, que não somos ciganos. Este livro é a celebração da diversidade.


Um livro que envolve o leitor em temas como amizade, solidariedade, família e espiritualidade, para além da temática central do convívio possível entre os diferentes.


Nas suas 142 páginas existe não um conto de fadas, mas a história, que bem poderia ser real, de dois amigos passando por cima de supostas barreiras, como idade e condição social, para estar próximos: de um lado um menino do asfalto, nordestino e pobre, e do outro um cigano banido do grupo, com algumas posses e um grande trauma na vida.


Quando ambos se encontram, cada uma dessas barreiras vai caindo por terra: um garoto pode ter muito a ensinar a um adulto, mais até do que o contrário; e um indivíduo de um grupo étnico aparentemente fechado como o cigano pode estar aberto a revelar aspectos de sua cultura, mostrando não serem tão “estranhos” como se pensa.


Mesmo sem levantar bandeiras, o que fugiria do seu propósito de produzir ficção, Cristina, com este paramiche, convida a uma reflexão sobre o estar no mundo. E faz isso traçando uma linha de pensamento com a leveza e o despojamento necessários para ser entendida pelo público juvenil.


Ao fechar o livro, o leitor saberá que do chão ao céu o caminho não é curto nem fácil de percorrer, mas com boa dose de entendimento, aceitação e espírito solidário, é possível, sim, chegar lá.


Sérgio Bernardo é escritor, autor dos livros Caverna dos signos e Asfalto, e co-autor da coluna Sem poesia não dá do jornal virtual Sobrecapa Literal

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog