{Resenha} Apocalipse Z - Manel Loureiro




Autor:  Manel Loureiro
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2010                                                                                           
Número de Paginas: 365

O que você faria se, um belo dia, ao acordar, descobrisse que a humanidade está caindo aos pedaços?
No início era um simples blog. Registros de estranhos acontecimentos noticiados pelos meios de comunicação. Os acessos foram crescendo, até que se tornou um dos endereços mais acessados na Internet na Espanha. A partir dessa experiência de sucesso, Manuel Doval escreveu esta que é uma assustadora e inovadora ficção sobre um mundo tomado por estranhas criaturas que mais parecem mortos-vivos.


Um dia em uma promoção de um site achei Apocalipse Z um livro eu nunca havido falar e um autor também desconhecido.

Manel Loureiro começou postando em seu blog, a rotina de uma pessoa normal que começa a perceber que o mundo está desmoronando.

A cada anotação o personagem vai ficando mais em pânico, noticias na tv e na internet mostram que uma estranha doença se alastra pelo mundo, aos poucos esses meios de comunicação vão entrando em colapso.
O livro é extremamente realista e nos da uma visão de documentário que nos coloca em uma cena real de fim do mundo.

Tudo é bem detalhado, não ficamos perdidos como em outros livros ou séries em que somos jogados em um mundo destruído sem mais nem menos.
O maior diferencial é o realismo, nada de terror barato ou sem sentido, tudo é plausível.

Outro ponto de destaque é que os acontecimentos estão sempre no ápice, com  um mundo cheio de “não mortos” não há espaço para romance ou brincadeira, vemos que é necessário lutar para se alimentar, se abrigar e principalmente sobreviver.

Torcemos muito pelo personagem que é muito carismático e inteligente, eu particularmente odeio personagens burros que se deixam levar a morte, o que ainda bem não acontece aqui.
Como um verdadeiro diário de um sobrevivente Apocalipse Z é uma visão realista de um mundo pós-apocalipse zumbi, cheio de terror grotesco e tensão.


  • Design do livro: 7 a capa em si é bonita e nos passa a tensão do livro, mas a qualidade não é das melhores, a capa bastante frágil e mole.
  • Desenvolvimento: 8 apesar de certos momentos o autor parecer se perder, ele consegue voltar ao caminho e não deixar a ação parar nem um momento.
  • Originalidade: 9 apesar de o tema zumbi estar bastante em alta talvez devido à série The Walking Dead, Manel Loureiro acha um nicho diferente.A história de forma de um diário de sobrevivente, que vive na Europa, é um blogueiro, nunca mexeu em uma arma e tem um grande amor por seu animal de estimação, além de ter um grande lado humano, ele não está em busca de alguém ou alguma coisa, mas sim apenas da sobrevivência simples e crua.
  • Leitura: 8 a leitura é simples e moderna já que inicialmente é feita em um blog e depois diário escrito à mão. Serve bem a seu propósito, apesar de certos momentos a tradução ser um pouco engraçada.



Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog