Grimm – A Série




“... e então o lobo abriu sua bocarra e abocanhou Chapeuzinho Vermelho, engolindo-a de uma só vez.”

Quem nunca ouviu essa passagem do famoso conto dos Irmãos Grimm? Ou melhor, quem aí pode dizer que não conhece ao menos a maioria de seus contos? Pois desde muito jovens já nos é apresentada versões “adocicadas” dos sangrentos, obscenos e cruéis contos desses irmãos geniais: Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, O Ganso de Ouro, O Príncipe Sapo, Rapunzel... e muitos outros.

E agora que crescemos? Esqueceremos então dos fantásticos contos dos Grimm apenas por que não temos mais idade pra ler “... e então ele beijou seus lábios frios em uma espécie de adeus, segurando em seu peito o choro por saber que chegara tarde demais. Mas o que ele menos esperava aconteceu: um espasmo estremeceu o corpo antes inerte, o reflexo de tosse mandando longe o pedaço de mação envenenada que entalara em sua garganta. E blábláblá, eles viveram felizes pra sempre.”?

Não! É óbvio que não. Por que, assim como sabemos que os originais dos Irmãos Grimm estão longe de ser essas melações pra decorar a cruel realidade que é a vida à crianças inocentes, sabemos também que existem por aí mentes brilhantes que não deixarão jamais riquezas como essas simplesmente morrerem. E foi de algumas dessas mentes brilhantes que surgiu a ideia pra fantástica série nomeada por Grimm.


Sinopse


Grimm conta a história de Nick Burkhardt (David Giuntoli), um detetive de homicídios que tem sua vida transformada ao descobrir que é descendente de uma sociedade secreta. Sua missão, assim como a de seus antepassados, é manter o equilíbrio entre a vida real e a mitologia. Essa ligação com o mundo das fábulas oferece alguns perigos ao detetive e seus entes mais próximos, em especial sua noiva Juliette Silverton (Bitsie Tulloch) e seu parceiro de trabalho Hank Griffin (Russell Hornsby). Porém, quanto mais Burkhardt tenta se afastar, mais se aproxima de suas raízes e inimigos do passado.

Com a ajuda de Monroe (Silas Weir Mitchell), seu confidente, ele terá de lutar contra estranhas criaturas que o perseguem e fazem mal às pessoas do mundo real.



Um Pouco Sobre os Personagens e a Série
Atenção: Contém Spoilers!”


Nick Burkhardt


Um dos últimos descendentes dos Irmãos Grimm, Nick está é perdendo tempo com Juliette enquanto eu o espero aqui em casa (pigarreia). Mas, voltando às coisas realmente importantes, a série vale muito a pena graças à atuação de David Giuntoli que, com esses incríveis olhos claros e intensos, marca presença diante das criaturas de fábulas que cruzam seu caminho. 

Assim como ele pode ver as criaturas em suas formas reais, fora da camuflagem humana que todas elas usam pra sobreviver, elas também podem identificá-lo como um Grimm. Sobre esse assunto, é interessante ressaltar duas coisas:

1 – Um Grimm só pode identificar uma dessas criaturas quando esta está fora de controle. Apenas um lapso momentâneo de raiva, frustração ou medo, pode ser mais do que o suficiente pra desmascará-las diante de Nick.

2 – Pra quem acha que o medo cabe apenas aos meros humanos ante a existência dessas fantásticas criaturas, se engana redondamente; Nick mais causa medo do que sente medo, na verdade. Sempre que uma criatura o reconhece, a primeira reação é o pânico. Isso se deve ao fato de que, assim como nós contamos às nossas crianças que, se estas não se comportarem, o bicho-papão virá devorá-las, os papais monstros contavam/contam aos seus filhos que um Grimm os virá matar. Dá pra entender o pânico agora, não?

Juliette Silverton


A segunda noiva do Nick. Até por que a primeira sou eu, né? Bem óbvio isso.

Voltando ao que interessa (pra vocês), o romance entre Nick e Juliette está com os dias contados se depender das criaturas que querem a cabeça do rapaz. Indo contra as recomendações de sua tia agonizante, Nick não se separou da chata Juliette, antes continuando a morar com ela e firme no compromisso, mesmo sabendo que os perigos rondam a casa deles.

Juliette não faz ideia da identidade secreta de Nick. Na verdade, ela não faz ideia de nada. E nem é por ciúmes que eu digo isso, sabe? É por que ela faz aquele gênero típico de mocinha indefesa que só serve pra ser o ponto fraco do herói, sempre questionando, duvidando, sondando... será que eles continuam juntos por muito mais tempo?

Tia Marie


Foi Marie quem criou Nick depois da trágica morte de ambos, quando o nosso herói era ainda uma criança. Com suas habilidades latentes, Marie permitiu que ele se afastasse, construindo uma vida na ignorância.

Até que o temido dia chegou; Nick começa a ver o monstro interior de cada uma das criaturas cridas como fantasiosas, e entra pra lista dos Grimm caçados pelos Ceifadores. Marie então se move até Nick, avisando-o sobre o perigo bem a tempo, já que ambos são atacados e a mulher acaba por morrer devido aos constantes ataques em seu estado debilitado (Marie tinha câncer terminal).

Antes de morrer, Marie deixa ao sobrinho seu trailer onde ela guarda todas as ferramentas usadas por gerações antes deles. Dentro desse trailer, Nick encontrará desde armas assustadoras até livros contendo nomes estranhos e desenhos mais estranhos ainda: são os diários de aventuras que originaram tantas e tantas histórias.

Eddie Monroe


Apesar de nosso querido Monroe ser a versão real do lobo mal de Chapeuzinho Vermelho, não se deixe enganar; ele é um cara legal. Reformado e controlado, Monroe deixou a vida de caçadas sangrentas e violentas por hábitos vegetarianos e sessões de pilates, usando seu tempo livre pra dedicar-se a relógios, sua grande paixão.

Ele entra em cena no primeiro episódio da série quando Nick o reconhece como blutbad e acredita que foi ele o assassino do parque (aquele que matou uma jovem que usava um moletom vermelho e que sequestrou uma garotinha que também usava uma blusa vermelha); depois do confronto inicial, Monroe mostrasse interessado em Nick, já que este é o primeiro Grimm ao qual ele conhece pessoalmente.

Assim como nós, Monroe acreditava que os Grimm fossem apenas lenda.

Meio contra sua vontade, Monroe acaba por ajudar Nick em sua primeira caça ao blutbad do mal. E esse será apenas o início de uma parceria que transporá os limites do preconceito, nascendo então uma amizade entre o que se considerava como “caça e caçador”.

Bem humorado, resmungão e pessimista, Monroe certamente é uma figura. Ajudando Nick em suas muitas caçadas, ele mostrará que raças não fazem nenhuma diferença quando você se depara com duas escolhas: o certo e o errado. E ele escolhe fazer o certo, claro.



Então é isso, pessoas. Eu assisti todos os episódios disponíveis e posso dizer com toda a certeza do mundo que a série é incrível. Apenas pra dar um gostinho a vocês, vou revelar alguns detalhes sobre os episódios:

- As criaturas possuem nomes que você certamente jamais ouviu falar em sua curta vida. Habitue-se a encontrar dificuldades em pronunciar a maioria deles;

- Sabe aquela velha história de Cachinhos Dourados? Então vá se conformando pra encontrar “ursos” vorazes em um ritual de caça no meio de uma floresta em lugar daquela historinha infantil. Aproveite e se prepare pra encontrar o flautista violinista que encantava animais, uma Rapunzel às avessas, ogros, órfãos nas mãos de criaturas más a lá João e Maria... e acredite quando eu lhe digo que isso é só o começo;

- Você vai cobiçar de toda a sua alma o principal de todos os livros de anotações que Marie deixou pra Nick. Sim, será seu sonho dar uma boa olhada naqueles grande, antigo e recheado livro. Mas, caso consiga, não o faça no escuro, ok?

- O mais impactante na série é que, já de início, eles te dão pistas sobre o rumo que o episódio irá tomar. Como? Com uma intrigante frase ou trecho de qualquer conto dos irmãos Grimm, deixando no ar aquela dúvida que te faz pensar “Mas o que será que acontecerá dessa vez?” ou ainda melhor “Quem morrerá?”;

E... não falo mais nada, senão perderia a graça. Aqui eu citei apenas os personagens centrais, portanto cabe a vocês decidir ou não se vale a pena assistir a cada delicioso episódio dessa série fantástica. De que outra forma vocês poderiam debater internamente se o chefe de Nick quer a cabeça dele ou se ele quer salvar a cabeça dele? E em qual série vocês poderia conhecer uma criatura, até então considerada como humana, que cospe fogo? Hein?

Super recomendo. Grimm está em minha lista de favoritos.


Fontes:

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog