Resenha: Orgulho e Preconceito


Título: Orgulho e Preconceito
Título Original: Pride and Prejudice
Autor(a): Jane Austen
Editora: Martin Claret
Ano de Edição: 2010
Páginas: 304

SINOPSE:
O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.



RESENHA:

Irei iniciar a resenha deste livro, confessando que não sou muito fã em leitura clássica, pelo motivo dos livros clássicos apresentarem uma escrita pesada, uma escrita com muita descrição, que vai tornando o livro chato e com vontade de desistir, e com o livro Orgulho e Preconceito não foi diferente, na primeira metade do livro, a autora Jane Austen , usa e abusa das descrições dos personagens, das cenas, do movimento. Isso fez com que a história não evoluísse muito, porém na segunda metade do livro a autora utiliza a mesma linguagem, porém deixa um pouco de lado a descrição e se foca na história em si, no romance, na paixão.

A autora 'desenhou' cada personagem muito bem, cada um com uma personalidade diferente, com seu estilo.

A história foca no romance entre Lizzy(uma mulher, com muita ironia) e Darcy(um homem, com muito orgulho), os dois personagens, são ditos orgulhosos e preconceituosos, cujas primeiras impressões que um teve do outro não agradaram nenhum pouco. Quando a história vai passando, o leitor vai percebendo que seria quase impossível surgir um amor entre eles, porém é apenas "quase" impossível.

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

Com o tempo, um descobre no outro, a sua história, seus sentimentos, quebrando as primeiras impressões as quais tiveram, quebrando os preconceitos entre eles.

A história é bem divertida, de vez em quando me via dando alguma gargalhadas, com os personagens bem diferentes na história, mas ao mesmo tempo tão reais.



Orgulho e Preconceito já teve adaptações para o cinema, sendo a ultima em 2005, sendo os protagonistas interpretados por Matthew Macfadyen e Keira Knightley.

Além de várias interpretações em teatros. Além da escrita um pouco 'pesada', leiam até o fim, não irão se arrepender.

  • Desing do livro: 8 (Capa da editora Martin Claret, o que me deixou triste foram as páginas brancas).
  • Desenvolvimento: 7 (No início é um pouco lento, mas vai desenvolvendo na metade do livro).
  • Originalidade: 10 (A autora tornou seus personagens bem originais, com as suas personalidades excêntricas).
  • Leitura: 8 (Além de ser cansativa, ela é uma leitura bem divertida).

Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog