Resenha - O Preço de uma Lição


Livro: O Preço de uma Lição
Autores: Federico Devito e Rogério Mendonça
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito

Sinopse:

Os meninos são, sim, capazes de amar.  Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.





O  início do livro 'O Preço de uma Lição', conta uma história de quatro crianças no período escolar, onde a amizade surge neste grupo de crianças, chamado quarteto 21, que era composto por Manuela, Cláudia, Paulinho, e um garoto a qual o nome não foi falado, porém é este garoto 'desconhecido', que se torna o protagonista da história. Isso me deixou um pouco confuso, já que é o primeiro livro que leio onde o protagonista não tem nome, mais se acostuma até o fim do livro.


Conhecemos a fundo o garoto que tem fama de pegador, xavequeiro, um sucesso com as garotas, ele se mostrou na história, um verdadeiro 'homem dos sonhos", isso tirou um pouco da realidade do livro.

" O garoto não entendia por que ela mexia tanto assim com ele, mas sabia que queria conhecê-la. Diante dela, não conseguia deixar de comportar-se como um menino. Aquele menino era eu."

A história foi passando, e junto a narrativa foi se tornando muito cansativa, e dava para perceber a mudança da narrativa do Federico e do Gutti, eu não achei isso um ponto negativo, até achei bem interessante.

Após alguma ilusões amorosas e decepções amorosas, o garoto vai a uma festa e nela vê Juliana, então ocorre o tão conhecido amor a primeira vista. A partir deste momento a história vai criando rumo, ele tenta conquistar ela a qualquer custo, e consegue após um tempo, com várias tentativas.

O namoro passa por alguns problemas, e o resto da história se passa contando o namoro dos dois...

"...Eu queria um depoimento, uma carta ou qualquer coisa da Juliana dizendo o que ela sentia por mim e que eu pudesse guardar de recordação. Ela não era muito boa para expressar os seus sentimentos, mas já está vamos com quase três meses de namoro, já era para sentir-se mais  à vontade..." pg:153


O final não me agradou, como não agradou muita gente...

A narrativa tinha momentos que parecia uma criança escrevendo, algo muito infantil, tornando o livro muito cansativo.

Essa é a minha opinião, em breve terá uma promo deste livro, e vocês poderão ler e tirar sua conclusões.

  • Design do livro: 9 ( Achei a capa muito bonita, bem jovem).
  • Desenvolvimento: 5 ( O desenvolvimento é lento, dando vontade de desistir do livro).
  • Originalidade: 8 ( Vi uma semelhança com o livro "O Apanhador no Campo de Centeio).
  • Leitura: 6 ( narrativa muito cansativa, se mostrando em certos pontos infantil).


Ideval Junior

Capricorniano. Blgoueiro nos tempos livres. Adimirado pela sua Estante. 18 anos.

Mantenha-se Conectado ao Blog